Notícias

Eleições  | 21/07/2010 21h00min

Selecionados para trabalhar como mesário em Joinville devem ser comunicados nos próximos dias

Segundo Thiago Ramos Magalhães, chefe da 76° Zona Eleitoral, as cartas começaram a ser enviadas na sexta-feira passada

João Kamradt  |  joao.kamradt@an.com.br

Se nos próximos dias, uma carta enviada por uma das quatro zonas eleitorais de Joinville chegar a sua casa, não estranhe. O documento será o comunicado oficial de que você foi um dos 4.196 escolhidos entre os eleitores joinvilenses para trabalhar como mesário no dia 3 de outubro. São 1.249 seções eleitorais em Joinville.

Em cada uma delas, serão necessários quatro mesários, que estarão divididos entre presidente, secretário, primeiro e segundo mesários. Na própria correspondência enviada ao convocado é informado quem vai fazer o quê no dia da eleição. Segundo Thiago Ramos Magalhães, chefe da 76° Zona Eleitoral, as cartas começaram a ser enviadas na sexta-feira passada.

— Nos próximos dias, quem tiver sido selecionado, saberá através dos Correios — explica.

Quem não comparecer nem justificar a falta pode ter de pagar multa entre R$ 35 e R$ 350 (o juiz eleitoral definirá o valor). Os mesários que estão sendo convocados não foram escolhidos aleatoriamente.

O Código Eleitoral estabelece que os eleitores convocados devem estar entre os votantes da seção onde estão cadastrados. E que tenham, preferencialmente, nível superior completo.

Outra tendência é que os escolhidos trabalhem na Justiça. Quem foi escolhido para atuar como presidente e secretário terá de passar por treinamento. A capacitação vai ocorrer entre os dias 8 e 14 de setembro, no Colégio Santos Anjos, em Joinville.

Como de costume, quem tiver que colaborar durante a eleição, ganhará folga de dois dias no trabalho. E quem tiver que passar pelo treinamento, também poderá tirar mais dois dias de descanso.

Para aqueles que gostariam de trabalhar na eleição, mas não foram escolhidos, a opção é se candidatar ao cargo de mesário-voluntário. Basta ligar para o cartório eleitoral da sua região e se colocar à disposição.

Em toda Santa Catarina, serão necessários 62 mil mesários, que vão atuar em 14 mil seções eleitorais.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.