Eleições | 21/07/2010 20h57min
Apenas 25 presos provisórios poderão votar nas próximas eleições em Santa Catarina. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os detentos são do Presídio Regional de Blumenau, única unidade prisional do Estado que terá seção eleitoral. No local, dois servidores também darão o seu voto.
No Brasil, outros 25 estados permitirão que presos provisórios e adolescentes em unidades de internação que estejam aptos a votar exerçam o seu direito. Goiás não está incluído na lista.
Em todo o país, serão instalados locais de votação em 424 unidades prisionais. Nestas urnas, há mais de 20 mil eleitores estão aptos a votar, entre presos, servidores do sistema penitenciário, mesários e outras pessoas que estão colaborando com a Justiça Eleitoral.
Entre os Estados com maior número de presos eleitores está o Rio Grande do Sul. De acordo com o TSE, 1.802 presos temporários e adolescentes infratores poderão votar. Essa parcela do eleitorado só é maior em Minas Gerais e São Paulo, com quase cinco mil em cada Estado.
O alistamento eleitoral nos presídios terminou em maio e teve como objetivo alistar os presos provisórios que ainda não tiveram condenação criminal definitiva, bem como os adolescentes entre 16 e 21 anos, que cumprem medida socioeducativa de internação. Para instalar a seção eleitoral, o Tribunal determinou que houvesse pelo menos 20 eleitores aptos a votar em cada unidade.
O acesso a propaganda política será definida por juízes eleitorais e diretores das unidades de internação.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.