Notícias

 | 19/07/2010 03h05min

PDT discutirá punição a Collares por apoiar Tarso

Tesoureiro do partido encaminha hoje pedido para que o ex-governador seja levado ao conselho de ética

Paulo Germano  |  paulo.germano@zerohora.com.br

O PDT já discute internamente a possibilidade de punir o ex-governador Alceu Collares. Enquanto o partido apoia a candidatura de José Fogaça (PMDB) ao governo do Estado, Collares revela-se o mais enfático dissidente desta eleição: faz campanha aberta para o principal adversário de Fogaça, o petista Tarso Genro.

Hoje, em reunião da executiva, o tesoureiro do PDT, Nereu D’Avila, pedirá que Collares seja encaminhado ao conselho de ética. Entre as punições possíveis, estão advertência, suspensão e até expulsão da sigla.

Na manhã de sábado, ao comparecer a uma plenária de apoio a Tarso, o ex-governador provocou irritação entre líderes do PDT. Foi a gota d’água. Collares há meses vinha manifestando sua preferência pelo petista, além de empilhar críticas contra a administração de Fogaça na prefeitura de Porto Alegre. Mas, no sábado, entrou de cabeça na campanha do PT ao discursar para o público:

– Deixem de ser militantes e passem a ser ativistas. Ativistas que serão protagonistas desta vitória!

Presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan lembra que, num primeiro momento, o partido decidiu relevar a posição do ex-governador, sem ameaçá-lo com punições. Especialmente porque o apoio de Collares a Tarso havia provocado pouca repercussão.

– Mas é difícil tolerar algo muito explícito, ofensivo ao partido. Não podemos respeitar a posição dele, se não estamos sendo respeitados – diz Bolzan.

Em reunião na semana passada, Nereu D’Avila já havia sugerido o encaminhamento de Collares ao conselho de ética. A maioria dos dirigentes, no entanto, preferiu botar panos quentes. Não é a mesma tendência sobre o que deve ocorrer hoje.

– O PDT sempre puniu seus dissidentes. Leonel Brizola sempre foi enérgico nesse sentido – afirma Nereu.

Tarso seguiu em campanha durante todo o final de semana. Ao lado do vice, Beto Grill (PSB), esteve ontem na Festa do Vinho Novo, na localidade de Forqueta, em Caxias do Sul, e depois para a FestiQueijo, em Carlos Barbosa.

ZERO HORA
Tiago Belinsk, Divulgação / 

Collares, entre Tarso, Paim e Beto Grill, demonstrou entusiasmo em encontro de mobilização do PT
Foto:  Tiago Belinsk, Divulgação


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.