Notícias

Eleições  | 15/07/2010 20h39min

TSE vai ajudar eleições em cidades afetadas pela chuva

"Se for preciso, vamos usar tendas e urnas eletrônicas à bateria", disse presidente do TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, disse nesta quinta-feira que o TSE vai ajudar os municípios de Alagoas e Pernambuco onde as chuvas provocaram danos em cartórios e demais prédios públicos usados nas eleições.

— Se for preciso, vamos usar tendas e urnas eletrônicas que funcionam a bateria para garantir aos eleitores dessas cidades o direito ao voto — afirmou.

A declaração ocorreu depois de Lewandowski visitar nesta quinta-feira algumas cidades atingidas pelas enchentes em Alagoas. Durante a visita, ele estava acompanhado do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Estácio Luiz Gama de Lima.

Segundo Lima, houve cidade em que praticamente todos os prédios públicos e escolas foram destruídos. Por isso, o tribunal vai precisar da ajuda do TSE para montar tendas de votação nessas localidades. Lewandowski disse que e ficou impressionado com a gravidade dos estragos que as enchentes causaram nas cidades.

Ele lembrou que já esteve em Pernambuco e que o TSE está à disposição dos dois Estados para ajudar no que for preciso. Ele afirmou também que, se necessário, requisitará apoio do Exército Brasileiro para montagem de barracas militares que servirão como locais de votação. O ministro também fez um apelo para que eleitores da região se tornem voluntários como mesários.

O ministro visitou primeiro a capital Maceió, com 521 mil eleitores e 2 mil pessoas atingidas pelas cheias. Depois passou por Rio Largo, a 28 quilômetros da capital, e por município de Murici, a 51 quilômetros de Maceió. Em Murici, município com pouco mais de 18 mil eleitores, 15 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. As chuvas em Rio Largo atingiram 6 mil pessoas.

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.