Eleições | 07/07/2010 09h22min
Na última hora, dois novos nomes se juntaram à corrida pelo governo catarinense. Foram registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Amadeu Hercílio da Luz (PCB) e Carmelito Smieguel (PMN). Com os registros, sobe para oito o número de candidatos. Além deles, estão na disputa Angela Amin (PP), Ideli Salvatti (PT), Raimundo Colombo (DEM), Rogério Novaes (PV), Valmir Martins (PSOL) e Gilmar Salgado (PSTU).
Os dois novos inscritos apresentam um discurso voltado para a mobilização da classe trabalhadora. A maior diferença é o tempo de partido de cada um. Amadeu Hercílio da Luz está no PCB há 50 anos, incluindo o tempo em que o partido permaneceu clandestino, durante o regime militar.
— Estou no partido desde criança. Servi chimarrão e café ao Luiz Carlos Prestes em Porto Alegre — diz Luz, que disputou vaga na Câmara em 1986 e a prefeitura de Criciúma em 1988.
O candidato ficou surpreso com a indicação feita pelo partido e admite se preocupar com os desgastes da campanha.
— Fiz uma cirurgia cardíaca, quatro pontes de safena. Fora o joelho, que foi estourado pelo Doi-Codi em 1975. Eu era jovem, aplicava cataflan e passava. Agora eu estou velho — revela o candidato, que tem 76 anos.
PMN
Carmelito Smieguel está no PMN há pouco mais de um ano. Até 2008, militou no PV e foi candidato a vereador de Joinville em 2004 e 2008 e a deputado estadual em 2006. Diz que o partido lança candidato para provar que não é "legenda de aluguel".
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.