Notícias

Eleições  | 06/07/2010 06h17min

Campanha conta com recursos para que o cidadão conheça concorrentes e defina o voto

Internet deve ser a principal aliada do eleitor no pleito deste ano

Se não quiser depender da propaganda dos candidatos para definir seu voto em outubro, neste ano o brasileiro poderá contar com uma série de ferramentas inéditas, todas ao alcance de um clique. A campanha que começa oficialmente hoje dará poder recorde ao eleitor disposto a esquadrinhar a vida dos políticos via internet.

A rede oferece cada vez mais dados a respeito da trajetória de candidatos de todo o país. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por exemplo, pela primeira vez será possível encontrar as certidões criminais dos concorrentes. Outras páginas informam processos judiciais, contas eleitorais e produtividade parlamentar. Com esses dados, o eleitor pode fazer uma opção consciente diante da urna.

– Todos os candidatos se apresentam maquiados. Espera-se que o eleitor faça uma triagem separando a maquiagem da verdadeira face do candidato – diz o secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castelo Branco.

O eleitor brasileiro adota parâmetros diferenciados na hora do voto. Com base em pesquisas eleitorais, Gil observa que a grande massa vota de acordo com as suas necessidades. Segundo ele, uma parcela das comunidades do Norte e do Nordeste deve avaliar nas urnas a ampliação do poder de compra. Mas uma outra parcela busca informações sobre quem financia o candidato e como ele vai aplicar os recursos.

– O eleitor tem o poder e a responsabilidade – diz o presidente do TRE, Luiz Felipe Difini.

O diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Carlos Moura, avalia que o brasileiro terá também de levar em consideração dois direitos: não vender o seu voto – analisando a vida pregressa e o compromisso do candidato com a questão social – e denunciar se observar qualquer tentativa de compra.

– Muitas vezes, o próprio eleitor tem conhecimento de um delito e não denuncia. Com isso, ele abre mão da sua cidadania – observa Moura.

Veja como usar a internet:

Como verificar processos

Alvo - Candidatos às eleições de outubro.

A partir deste ano, as certidões criminais dos candidatos a cargos eletivos serão publicadas no site do TSE. Na certidão, constam os processos criminais que o político enfrenta - se é que enfrenta. O banco de dados está sendo alimentado de acordo com os registros das candidaturas.

Como pesquisar - Na barra no alto da página, clique no tópico "eleições" e, em seguida, em "eleições 2010". Na lista, procure o item "divulgação de candidaturas". Em uma nova janela, selecione o Estado e o cargo a ser pesquisado.

Para conhecer o histórico

Alvo - Parlamentares, como deputados estaduais e federais.

O site Excelências, vinculado à ONG Transparência Brasil, é uma das mais poderosas ferramentas de controle de atuação política. Permite pesquisar informações desde a produção parlamentar, separando os projetos de impacto dos demais, até a variação patrimonial do político.

Como pesquisar — Escolha o tipo de informação desejada, clicando em um dos tópicos sob o nome "agrupamentos", em uma janela à esquerda da tela, ou faça a seleção por região, clicando nos mapas. A partir daí, selecione a casa parlamentar e o nome do político.

Para acompanhar o gasto público

Alvo - Candidatos que ocupam funções públicas.

O site do portal Contas Abertas permite acompanhar os gastos públicos de todos os poderes. O portal oferece, ainda, a possibilidade de realizar cursos sobre execução orçamentária. O interessado pode acompanhar o destino do recurso obtido com os impostos e as transferências feitas pela União para Estados e municípios.

Como pesquisar - Por meio de uma barra no alto, o interessado pode optar por pesquisar orçamentos, acessar notícias e links para outras páginas.


Para conferir contas eleitorais

Alvo — Candidatos que já concorreram em outras eleições.

Demonstra a responsabilidade de candidatos que já concorreram em pleitos anteriores com a prestação de contas da campanha, revelando a origem de doações e o destino de despesas. Se um candidato declara prioridade ao ambiente, mas é financiado por uma empresa com histórico de dano à natureza, é um alerta.

Como pesquisar — Acesse o site do TSE. Clique na aba "eleições". Em seguida, na coluna à esquerda, em "prestação de contas". Escolha o ano da eleição, novamente em "prestação de contas". O sistema de busca permite escolher Estado, tipo de candidatura, partido e nome ou número do candidato naquele pleito.

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.