Notícias

Eleições  | 29/06/2010 23h29min

Quatro partidos fazem suas convenções nesta quarta-feira

Tucanos são o centro das atenções e podem reeditar tríplice

Natália Viana  |  natalia.viana@diario.com.br

Nesta quarta-feira, data final para as convenções, devem ser definidas as últimas peças do tabuleiro da corrida eleitoral em Santa Catarina. A maior expectativa é pelo PSDB, que poderá escolher entre a recomposição da tríplice aliança, chapa própria ou ainda uma coligação com o PP. Além dos tucanos, PTC, PPS, PV e PT também batem o martelo sobre candidaturas.

O PSDB catarinense aguarda uma decisão da executiva nacional para definir os encaminhamentos para a convenção marcada para às 16h45min. A cúpula tucana reuniu-se na noite de segunda-feira e após mais de cinco horas de discussão não conseguiu chegar a um consenso. Um novo encontro ocorreu na tarde desta terça-feira na Casa d'Agronômica, mas a única decisão prática foi prorrogar para as 12h desta quarta o prazo de inscrição de candidaturas.

Depois da convenção do PMDB que selou o apoio ao DEM, o caminho natural dos tucanos é compor com os antigos aliados, reeditando a coligação que garantiu a reeleição de Luiz Henrique da Silveira (PMDB).

O acerto não estaria agradando as bases, que indicam maior afinidade com o PP. Além disso, o partido resiste a abrir mão do sonho da candidatura própria. Na reunião desta terça, Pavan colocou que foi estimulado ao extremo para buscar a reeleição, no entanto, como membro da executiva nacional, afirmou que não quer tomar uma decisão que confronte os interesses do projeto nacional.

— Estamos aguardando o processo em nível nacional. Amanhã (nesta quarta) às 10h30min, a executiva reúne-se novamente a espera desta orientação para definir os detalhes da convenção — explica o presidente estadual em exercício, Beto Martins.

Martins também foi procurado nesta terça por uma comissão do PP, que manifestou interesse em formalizar uma proposta de aliança. O tucano disse que não se negaria em receber a proposta, lembrando que a cédula de votação será fechada somente no início da tarde, depois do fim do prazo de inscrição de candidaturas.

Já o PT prepara uma grande festa. Desde segunda-feira, a executiva estadual faz contato com os partidos aliados (PR, PRB, PC do B e PSB) para convidar todos os candidatos a participar da convenção.

No evento marcado para as 19h, deve ser confirmada a candidatura de Ideli Salvatti ao governo e Cláudio Vignatti para o Senado. O PV e PTC também devem definir candidaturas ao governo, enquanto que o PPS aguarda a movimentação dos aliados.

A orientação nacional é no sentido de fechar alianças de apoio a José Serra (PSDB), por isso o caminho mais provável é o ingresso na tríplice aliança. A sigla ainda acompanha as movimentações em torno de uma composição PSDB e PP para bater o martelo.

Convenções desta quarta
PTC
Horário: a partir das 8h

Local: Hotel Blue Tree, no Centro, em Florianópolis

Tendência: o partido deve decidir pela candidatura do presidente estadual, Elpídio Neves, para o governo. Também define a chapa proporcional.
PSDB
Horário: das 16h45min à 20h45min

Local: Hotel Cambirela, bairro Estreito, em Florianópolis

Tendência: os tucanos devem decidir se apóiam a coligação formada por DEM e PMDB, se lançam candidatura própria ou se fazem coligação com o PP. Na proporcional, o partido já tem 25 pré-candidatos para deputado estadual e 11 para federal.
PPS
Horário: das 17h às 22h

Local: parte térrea do Clube Doze de Agosto, no Centro, em Florianópolis

Tendência: o partido deve fechar com o DEM, mas espera para saber se haverá uma composição PSDB e PP. Tem três candidatos para deputado federal, 30 para estadual e vai tentar registrar uma candidatura avulsa ao Senado.
PV
Horário: 18h30min

Local: auditório da Assembleia Legislativa, no Centro, em Florianópolis

Tendência: os verdes devem indicar o candidato ao governo (Fabiano Piovesan e Rogério Portanova) e ao Senado (Cláudio Fischer e Beaco Vieira). Também definem a nominata da chapa proporcional.
PT
Horário: 19h

Local: no Clube Doze de Agosto, no Centro, em Florianópolis

Tendência: os petistas devem confirmar Ideli Salvatti para o governo e Cláudio Vignatti para o Senado, além de homologar os candidatos da proporcional.
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.