Notícias

 | 04/06/2010 03h44min

Jovem Cidadão: estudantes poderão propor desafios aos políticos

Os textos devem responder à pergunta: “que projeto para os jovens os políticos poderiam criar e por quê?”

Estudantes engajados podem ajudar os políticos que concorrem às eleições deste ano a pensar em projetos voltados para os jovens. Se você tem uma boa ideia, Zero Hora oferece a oportunidade de apresentá-la no concurso cultural Jovem Cidadão 2010.

Até o dia 23 deste mês, alunos desde a 5ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio podem enviar textos para o jornal respondendo à seguinte pergunta: “que projeto para os jovens os políticos poderiam criar e por quê?”. Podem ser sugeridos projetos para qualquer área: educação, saúde, cultura, ambiente, ou ainda algo diferente, que manifeste uma necessidade do jovem que poderia ser resolvida por uma ação política.

Os três melhores textos – um por categoria (veja o regulamento) – serão publicados no último sábado de junho. Já houve uma seleção em maio e haverá outras em julho e agosto. Depois, serão escolhidos os três vencedores, um por categoria.

Em setembro, as ideias apresentadas nos 12 textos escolhidos serão tema de reportagem em Zero Hora, quando serão apresentadas aos candidatos ao governo do Estado para que se manifestem sobre as propostas.

Como participar
AS CATEGORIAS
Os textos devem responder à pergunta: “que projeto para os jovens os políticos poderiam criar e por quê?”
Os participantes serão divididos em três grupos:
– Estudantes de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental
– Estudantes de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental
– Estudantes do Ensino Médio
PARA MANDAR OS TRABALHOS
Os estudantes devem enviar os textos com até 20 linhas (escrito à mão, datilografado ou digitado). Junto, devem enviar uma foto (impressa ou em formato JPG) e as seguintes informações pessoais: nome completo, idade, escola, série, cidade, endereço e telefones de contato.
– Por carta:
Editoria de Política de Zero Hora
Avenida Ipiranga, 1.075, bairro Azenha, Porto Alegre - RS. CEP 90169-900
– Por e-mail: para o endereço politica@zerohora.com.br
OS PRAZOS
No último sábado dos meses de junho, julho e agosto, três trabalhos – um por categoria – serão publicados em reportagem no jornal. Para cada mês, serão avaliados os trabalhos recebidos até a data estipulada por ZH. Para a semifinal de junho, serão aceitos textos enviados até o dia 23. Se o texto for enviado pelo correio, será considerada a data do carimbo. Pela internet, será considerada a data do envio do email. Os textos que chegarem após o dia 23 entrarão na seleção do mês de julho.
OS CRITÉRIOS
Serão considerados os textos que se destacarem por seu conteúdo, originalidade, clareza, capacidade de argumentação e criatividade.
O JULGAMENTO
A cada mês, jornalistas da editoria de Política de Zero Hora escolherão o melhor trabalho de cada categoria que chegou à Redação naquele mês. Os vencedores finais serão escolhidos entre os finalistas de maio, junho, julho e agosto. Estes terão seus textos e um pequeno perfil com foto publicados em reportagem no mês de setembro. Além disso, os temas abordados pelos 12 finalistas em seus textos serão assunto de reportagem a ser elaborada junto aos candidatos ao Piratini, para que se manifestem acerca dos pedidos feitos pelos jovens.

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.