| 25/05/2010 08h03min
O curto período de recuperação entre uma partida e outra está minando a musculatura dos jogadores do Grêmio. A exemplo dos outros clubes envolvidos em competições simultâneas — a eliminação na Copa do Brasil ocorreu há apenas uma semana —, o time perde titulares com uma frequência que assusta a torcida. Borges é o caso mais recente. O pior é que só será possível estancar o problema na intertemporada, prevista para o período da Copa.
Desde o início do ano, já pararam por lesão muscular o lateral-esquerdo Neuton, os volantes Henrique e Ferdinando, os meias Maylson, Hugo e Leandro e o centroavante Borges, este duas vezes. No caso de Willian Magrão, o afastamento foi preventivo, devido a dores musculares. Pode voltar sábado, contra o Flamengo.
A média de lesões musculares do Grêmio, que agora só está envolvido com o Brasileirão, é praticamente a mesma do Corinthians, que começou o ano disputando também a Libertadores. Foram cinco os casos no time de Mano Menezes. O Cruzeiro, que também caiu na Libertadores, é o recordista, com nove casos. Neste contexto, a exceção é o São Paulo, com apenas três lesões.
Conforme o preparador físico Anderson Paixão, o tempo ideal de recuperação entre os jogos é de 72 horas. No primeiro dia após a partida, é realizado o CK (creatina kinase), exame bioquímico que apura o dano muscular sofrido pelo jogador. No segundo, a atividade é de baixa intensidade. No terceiro, quando deveria ser iniciado o trabalho físico mais forte, já ocorre um novo jogo.
— Inverteu-se a ordem das coisas. O jogo passa a ser mais forte do que o treinamento, quando deveria ser o contrário. Os treinos hoje só servem para recuperação — afirma Anderson.
Quem mais sofre
Cruzeiro — 9 casos: o atacante Kléber já sofreu uma contratura e um estiramento na coxa esquerda; Fabrício (duas), Jonathan (duas), Elicarlos, Guerrón, Thiago Heleno
Vasco — 7: Fernando, Fagner, Élder Granja, Jéferson, Carlos Alberto, Pimpão e Márcio Careca
Palmeiras — 5: Figueroa, Léo, Maurício Ramos, Lincoln e Éverton
Corinthians — 5: Felipe, Alessandro, Chicão, Dentinho e Ronaldo
São Paulo — 3: Cicinho, Fernandinho e Richarlyson
Flamengo — 3: Álvaro, Petkovic e Willians
Botafogo — 3: Jancarlos, Antônio Carlos e Lúcio Flávio
Confira a agenda do Grêmio no campeonato:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.