Notícias

 | 15/05/2010 19h01min

Sob o comando do capitão Rafael, Avaí quer voltar de Belo Horizonte na liderança da Série A

Apesar da pouca idade, zagueiro mostra maturidade com a braçadeira

Jean Balbinotti  |  jean.balbinotti@diario.com.br

O novo Avaí, aquele mesmo que conquistou o bicampeonato estadual e estreou com goleada no Brasileiro, em muito se assemelha ao zagueiro Rafael. Capitão da equipe do técnico Péricles Chamusca desde o início da temporada, Rafael esbanja respeito e maturidade no atual grupo de jogadores do Leão.

>>> Acompanhe a partida pelo Minuto a Minuto a partir das 18h30min

E olha que ele é um dos mais jovens entre os 11 titulares — tem 23 anos e apenas os laterais Patric e Uendel, ambos com 21, têm menos idade. Mas quem diz que idade é requisito para receber a braçadeira de capitão? Fosse assim, o meia Sávio, afastado do time por motivo de lesão, levaria ampla vantagem com seus 36 anos.

Não é assim que Péricles Chamusca pensa, tampouco Rafael, zagueiro que procura se espelhar no italiano Fabio Cannavaro, melhor do mundo em 2006. Apesar da pouca idade, o zagueiro avaiano é um "veterano" no atual grupo. Nascido em Porto Alegre e revelado pelo Grêmio, ele está há três anos no clube e já se sente um manezinho da Ilha.

Para o desespero do seu fã clube, que é grande na Ressacada, Rafael avisa: namora firme há cerca de um ano e meio com a catarinense e avaiana Ana. Já comprou imóveis na cidade, junto com o irmão gêmeo Cássio, atualmente no Fluminense, e adora as praias, nas quais, nos dias de folga, ele tenta colocar em prática os seus conhecimento sobre o surfe:

— Florianópolis é uma cidade espetacular e, com certeza, quando eu parar de jogar, é aqui que pretendo morar — destaca.

Até lá, muita bola vai rolar e Rafael espera manter a sua ascensão para, quem sabe, um dia, jogar no exterior:

— Tenho essa meta, mas com calma e tranquilidade. Por enquanto, quero me dedicar ao Avaí — afirma.

Como todo capitão, ele faz as suas exigências e cobranças. A mais recente é trazer de Belo Horizonte, neste domingo, dia 16, às 18h30min, diante do Cruzeiro, um resultado satisfatório, que mantenha o Leão na ponta da tabela:

— O grupo é muito bom, está sempre muito próximo e unido. Tenho a certeza de que, se continuarmos com a mesma vibração e postura, temos chances, independente do adversário. Se o capitão diz, está falado. Mas ninguém precisa ficar com medo do xerife azurra. Fora de campo, ele é extremamente cordial e respeita os companheiros de equipe. Só não tirem ele do sério.

Ficha técnica

CRUZEIRO

Fábio; Elicarlos, Leonardo Silva, Thiago Heleno (Gil), Fernandinho; Fabinho, Marquinhos Paraná, Henrique, Gilberto; Wellington Paulista, Guerrón
Técnico: Adilson Batista

AVAÍ

Zé Carlos; Émerson Nunes, Rafael, Emerson, Patric, Marcinho Guerreiro, Batista, Caio, Uendel; Davi, Roberto
Técnico: Péricles Chamusca

Arbitragem: Leonardo Gaciba, auxiliado por Jose Antonio Chaves Franco Filho e Marcelo Bertanha Barison (trio do RS)
Horário: 18h30min
Local: Mineirão, em Belo Horizonte

No ar: A CBN/Diário transmite a partida ao vivo e o clicEsportes acompanha o jogo pelo Minuto a Minuto.

Pelo Celular:
Receba os gols do seu time, no caso o Avaí, pelo celular. Envie um torpedo com a palavra GOL para o número 46956. Você receberá no mínimo quatro mensagens por jogo — de início e de término do primeiro e do segundo tempo — além dos gols que eventualmente forem marcados. O serviço está disponível apenas para os usuários das operadoras Claro, Tim, Vivo e Oi em todo o Brasil.
Clique e saiba mais sobre o serviço.

DIÁRIO CATARINENSE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.