Notícias

 | 05/05/2010 03h49min

Arcebispo de Porto Alegre diz que sociedade é pedófila

Para Dom Dadeus Grings, assunto pode estar sendo usado para prejudicar a Igreja

Ao abordar o escândalo do envolvimentos de sacerdotes em casos de pedofilia, o arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, ampliou a polêmica ontem. Na abertura de assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ele chegou a afirmar que a “sociedade atual é pedófila”, segundo o site do jornal O Globo.

No encontro, que ocorre em Brasília, Grings disse que o assunto pode estar sendo usado para prejudicar a Igreja Católica.

– A Igreja tem 0,2% de culpa nestes casos, mas, ainda assim, os outros 99,8% não têm o mesmo destaque que a Igreja. Acho que isso é uma forma de querer prejudicar a Igreja que promove a castidade. No tempo atual este assunto se tornou irrelevante para a sociedade – afirmou.

Para ele, o abuso sexual de crianças e adolescentes seria mais frequente entre médicos, professores e empresários do que entre sacerdotes. O arcebispo também criticou a liberdade sexual por criar desvios de comportamento, entre eles a pedofilia, segundo O Globo. Zero Hora tentou contato com Dom Dadeus na noite de ontem, mas não obteve sucesso.

A polêmica deverá ser tema das reuniões entre os bispos. O escândalo foi lembrado pelo núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, durante a missa de abertura da assembleia. Ele lamentou o momento atual vivido pela Igreja por causa das denúncias de pedofilia.

– A Igreja figura nas páginas dos jornais e de outros meios de comunicação, fustigada, exposta ao público ludíbrio, pelas fraquezas de alguns de seus membros qualificados, os quais foram responsáveis de pecados e crimes gravíssimos, passíveis de juízo diante de Deus e dos tribunais.

No principal encontro da cúpula católica do país, o presidente Lula enviou uma carta pedindo que os sacerdotes rezassem para que o povo brasileiro “tenha luz e sabedoria” para fazer a sua escolha na sucessão presidencial.

A assembleia
- Iniciada ontem em Brasília, a assembleia geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reúne mais de 300 religiosos da Igreja Católica de todo o país
- Os encontros discutem os posicionamentos da Igreja sobre assuntos relacionados à sociedade contemporânea. A pauta principal do evento é composta por 30 itens e 16 temas
- Além da pedofilia, meio ambiente, crise política, homossexualismo e aborto são assuntos centrais das reuniões
- Para o bispo Décio Zandonade, o objetivo do encontro é levantar discussões entre as comunidades eclesiais sobre temas polêmicos para que haja uma reflexão mais profunda por parte da Igreja

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.