| 29/04/2010 11h19min
A revista norte-americana Time colocou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos líderes mais influentes do mundo. Em texto assinado pelo documentarista norte-americano Michael Moore, a Time qualifica Lula como "um filho legítimo da classe trabalhadora da América Latina" e lembra alguns aspectos de sua trajetória.
A reportagem da revista nota que Lula decidiu entrar na política após perder a esposa no oitavo mês de gravidez, junto com o bebê, por não ter como bancar "um serviço médico decente".
— Há uma lição aqui para os bilionários do mundo: deixem as pessoas terem um bom sistema de saúde, e elas darão muito menos trabalho para vocês — defendeu a Time.
— O que Lula quer para o Brasil é o que nós costumávamos chamar de Sonho Americano — afirmou Moore.
Outros políticos citados entre os líderes são o presidente americano Barack Obama, o primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, e a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi. O ex-presidente dos EUA Bill Clinton aparece na categoria "Heróis" e é elogiado por seu papel como enviado da ONU no Haiti desde 2009.
Inicialmente, a impresa divulgou Lula como o líder mais influente devido ao "número um" ao lado do nome do presidente brasileiro — numerada de 1 a 25 e que não está em ordem alfabética. A revista, por meio de seu setor de de Relações Públicas, explicou que não há um ranking definido entre os líderes citados. A decisão de colocar Lula com o primeiro foi por "razões editoriais".
Entre os artistas, o topo ficou com as mulheres: a escolhida foi a cantora pop Lady Gaga. Em terceiro lugar ficou Kathryn Bigelow, ganhadora do Oscar de melhor filme e melhor direção, pelo filme Guerra ao Terror. Em seguida, aparece a apresentadora Oprah Winfrey. Entre os pensadores, o topo da lista ficou para a arquiteta iraquiana Zaha Hadid.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.