Notícias

 | 25/03/2010 20h37min

Confira a íntegra do discurso de posse de Leonel Pavan

"Senhoras e Senhores,

Tudo tem o seu tempo determinado e há um tempo para tudo". Para Santa Catarina, é tempo de continuar construindo. Recebo o comando do Governo de Santa Catarina com o compromisso de exercer o cargo com serenidade, dedicação e elevado espírito público.

As palavras de ordem são: responsabilidade e compromisso com as pessoas.

Não há como esconder o orgulho, a honra e a satisfação de governar este Estado tão especial. É um Estado pequeno em território, mas enorme em  potencial para a busca permanente da inovação.

Santa Catarina não orgulha somente a nós, mas a todos os brasileiros pela sua importância social e econômica, faz de nosso Brasil um país mais
forte.

O povo catarinense é um povo admirável. Sua marca é o amor ao trabalho e o respeito às instituições. Uma das principais funções da atividade política é abrir para as pessoas novas oportunidades, facilitar ações empreendedoras e oferecer os serviços básicos.

Com certeza, Luiz Henrique da Silveira, o governador que tenho a honra de suceder, pensou nesses objetivos nos sete anos que esteve à frente do Executivo.

A trajetória política do governador retrata o sucesso de uma vida político-administrativa. Este homem elegeu-se 10 vezes consecutivas. Por dez vezes seguidas, ele sagrou-se vitorioso nas urnas.

Todos que conhecem Luiz Henrique sabem que ele é um homem de palavra. Palavra empenhada, palavra cumprida. MUITO OBRIGADO PELA SUA LEALDADE, LUIZ HENRIQUE!

Junto com Luiz Henrique promovemos mudanças importantes, demos muito mais qualidade aos gastos públicos com a descentralização da máquina administrativa.

Hoje, as Secretarias de Desenvolvimento Regional aproximam o governo do cidadão e levam benfeitorias às regiões mais afastadas. Não é por acaso que Santa Catarina registra um crescimento histórico!

A regionalização avançou. Muito se fez, mas podemos avançar ainda mais.

O projeto de Governo Eletrônico tem avançado a passos largos, eliminando a burocracia e o papelório, agilizando a tomada de decisões e o atendimento às pessoas.

Vou trabalhar com dedicação total a esse projeto, pois ele representa uma nova forma de cuidar do planejamento estratégico de governo.

Fui vereador, três vezes prefeito, deputado federal, senador, vice-governador, sempre atendendo as pessoas. Aliás, atendimento às pessoas, deve ser a razão principal do trabalho de todo governante e esse é o objetivo de uma administração púbica. Um
governo público na sua essência se faz para as pessoas. Por isso ele é público.

Continuaremos construindo o estado necessário. Nem tão grande que sufoque, nem tão pequeno que não funcione. O rico mosaico cultural e turístico que caracteriza nosso estado também recebeu a devida atenção e prioridade.

O turismo foi e continuará sendo tratado como estratégico e por isso ganhou notoriedade nacional e internacional. A redução da carga tributária  em nosso estado, os programas de incentivo empresarial, tiveram efeitos imediatos no crescimento da arrecadação e no aquecimento econômico dos últimos anos.

Nem a crise mundial foi capaz de afetar a viabilização de novos empregos e investimentos. Isso graças à determinação dos governos estadual e  municipais. Neste contexto, não se pode esquecer o papel e o apoio inestimável da Assembléia Legislativa, que se mostrou um importante aliado na defesa dos interesses de Santa Catarina.

Mesmo nos momentos mais críticos, os laços não estremeceram. Assim como sempre estivemos disponíveis, as portas do governo continuarão abertas aos 40 deputados, independente do partido.

O Parlamento, com sua ação independente, mas direcionada igualmente para os interesses do ESTADO, garantiu o suporte firme e constitucional às  realizações deste período de governo.

Quero compartilhar com os senhores e as senhora a minha certeza de que a Assembléia Legislativa  continuará a olhar para frente e para um novo horizonte de desenvolvimento dos catarinenses.

Temos aqui, nesta casa, a potencialidade, a criatividade e a responsabilidade de 40 deputados. Não tenho e nem nunca tive a menor dúvida de que todos vocês continuarão prontos para ajudar e contribuir com os assuntos que digam respeito aos interesses da sociedade catarinense.

Reverenciamos ainda, o importante papel do Judiciário a nos garantir o bom funcionamento das instituições públicas e a tranqüilidade que as pessoas precisam para trabalhar e construir uma vida com mais conforto e qualidade.

Indispensável seria também lembrar o relevante papel do servidor público de Santa Catarina no desenvolvimento do ESTADO. Queremos continuar tendo  o servidor público como aliado inseparável da missão de realizar um governo voltado para as pessoas.

É um ano curto, onde teremos de obedecer às exigências da lei eleitoral e o rigor da Lei de Responsabilidade Fiscal. O desafio é grande. Mas  saberei enfrentá-lo com destemor e espírito público.

O exercício do poder é sedutor, mas impõe responsabilidade. Impõe coragem para decidir em benefício da maioria, sem virar as costas para a  minoria. Impõe sabedoria para optar pelo caminho correto, não o mais fácil. Impõe disposição para enfrentar a rotina exaustiva de trabalho e  servir de exemplo. Importante lembrar, que assim como o meu partido, o PSDB, defendo menos intervenção do Estado na economia e na vida das pessoas.

Defendo o incentivo à economia, o estímulo a políticas públicas centradas em reformas sociais com grande preocupação com as pessoas, especialmente com as pessoas mais carentes e desprotegidas.

Para viver com dignidade, essas pessoas precisam de uma distribuição mais justa e equilibrada   dos bens e dos serviços.  Temos o claro objetivo de gerar emprego, renda e qualidade de vida. É isso que nós, tucanos, chamamos de social democracia.

TENHO ORGULHO DE SER O PRIMEIRO GOVERNADOR DO PSDB DA HISTÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA.

O nosso compromisso é com o social, a saúde, educação, segurança, infraestrutura, transporte, agricultura, desenvolvimento econômico, turismo,  cultura e esporte, meio ambiente, ciência e tecnologia.

Além disso, vamos dar continuidade a tudo que já foi feito e olhar para a frente e com vontade de fazer cada vez mais. Não farei um governo de  gabinete. Quero estar na rua, junto com a comunidade. Aqueles que me conhecem sabem que não sou de fugir de lutas, de batalhas, porque todas foram difíceis.

Não me comparo à árvore frondosa, capaz de sucumbir com a tempestade. Comparo-me ao bambuzal, que na tormenta verga, mas não quebra.  Com a  confiança em Deus, com fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, junto com minha família, com os aliados, as lideranças políticas e a sociedade, estou, mais uma vez, de peito aberto e coração tranqüilo para enfrentar essa nova missão.

Sei também que uma andorinha só não faz verão. Quero, portanto, pedir ajuda a todos. Os interesses de Santa Catarina devem ser muito maiores do que a soma de nossas ambições individuais.

Ao final deste governo tenho certeza que vamos comemorar juntos as realizações de um governo que trabalhou em parceria incessante com o povo.  É tempo de continuar essa obra, aperfeiçoá-la e alcançar novas conquistas. E a partir de hoje, expandem-se as fronteiras do possível.

Que Deus abençoe nossa bela e Santa Catarina. VIVA SANTA CATARINA!"

AN.COM.BR
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.