Notícias

 | 21/02/2010 21h56min

Paraná vence e acaba com invencibilidade do Coritiba

Vitória ainda não coloca equipe no G-8 do Campeonato Paranaense

Em uma partida fraca tecnicamente, abaixo do que se era esperado em um clássico, prevaleceu o melhor posicionamento, boa marcação e, principalmente, a vontade em campo. Essas foram as armas do Paraná, que derrotou o Coritiba por 1 a 0, no Estádio Fernando Farah, em Paranaguá, e voltou a vencer após cinco jogos. Já o Coxa perdeu pela primeira vez no ano.

Com o resultado, o tricolor paranista chegou aos 13 pontos, mas ainda não entrou no G-8, ficando em nono lugar. O Coritiba, mesmo com a derrota, segue líder isolado, com 22 pontos, cinco a mais que o segundo colocado, o Atlético-PR. Agora, os dois times voltam as atenções para a Copa do Brasil. Os paranistas recebem o Cerâmica-RS, enquanto o Coritiba vai ao Mato Grosso, enfrentar a Luverdense. Ambos os jogos serão na quarta-feira, às 21h.

O jogo começou equilibrado. O Coritiba tinha maior posse de bola, mas o Paraná, bem fechado na defesa, conseguia interceptar as tentativas de ataque do adversário. Porém, o primeiro tempo foi muito fraco tecnicamente, com poucas oportunidades de gols. A melhor chance aconteceu aos 24 minutos. Élvis cobrou falta no canto direito de Edson Bastos, que espalmou para fora. Logo depois, aos 26, Márcio Diogo arrancou, limpou o marcador e chutou, mas acabou acertando a trave.

O Coxa forçava muito jogadas ora pelo meio, ora na tentativa de ligação direta entre defesa e ataque, mas esbarrava na marcação. A sensação é de que a zaga paranista sempre tinha mais homens que o ataque alviverde. O segundo tempo iniciou truncado, mas com o Paraná ainda melhor e atacando mais. Por outro lado, o Coxa parecia ter consertado os constantes erros do meio-campo e acionava mais o ataque em relação aos 45 minutos iniciais. Aos 11, Fabinho Capixaba tentou cruzar, mas a bola foi direto para o gol e Juninho espalmou.

Em uma bobeira da zaga paranista, aos 19, Marcos Aurélio invadiu a área e chutou cruzado. A bola já havia passado por Juninho, mas Diego Correia tirou antes que ela cruzasse a linha do gol. O lance animou a equipe do Coritiba, que começou a dominar o jogo e levar certo perigo ao Paraná, que não conseguia mais chegar ao ataque.

Só que, aproveitando a falha da defesa coxa-branca, o Tricolor conseguiu tirar o zero do placar. Aos 23, Márcio Diogo recebe lançamento na área, dominou no peito, cortou Lucas Mendes, que ficou no chão, e chutou no contra-pé de Edson Bastos, marcando um belo gol.

Assim que sofreu o gol, o técnico Ney Franco sacou o zagueiro Pereira e colocou o meia-atacante Geraldo, buscando deixar o time mais ofensivo, com apenas dois zagueiros e um volante, partindo para o tudo ou nada. Porém, a mudança não surtiu efeito. O Coritiba até passou a pressionar, enquanto o Paraná recuou demais, mas não foi o suficiente para reverter o resultado.

LANCEPRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.