Notícias

 | 12/02/2010 18h11min

Simon mede temperatura no Olímpico para ter ideia do calor no sábado

Grêmio recebe o São José-PA às 16h e, dependendo do tempo, jogo pode ser até transferido

Tatiana Lopes  |  tatiana.lopes@rbsonline.com.br

O Grêmio recebe o São José-PA neste sábado, às 16h, pela última rodada do primeiro turno do Gauchão, a Taça Fernando Carvalho. Com a liminar que impede que jogos sejam realizados com temperatura acima de 35º no Rio Grande do Sul, dependendo do tempo, a partida poderá ser até adiada. O árbitro Carlos Simon, que apita o confronto, compareceu ao Estádio Olímpico às 16h desta sexta para fazer um teste.

O termômetro emprestado pela RBSTV marcou, primeiro, 35.3º e, em seguida, subiu para 36º. Em um dos lados do campo, próximo da linha lateral do lado das casamatas, a temperatura chegou a 40.7º, no sol. Sendo assim, Grêmio x São José, no sábado, seria atrasado em até uma hora. Persistindo a temperatura elevada, teria que ser remarcado.

— Se for assim, temos que esperar 30 minutos. Medimos novamente e, se persistir, aguardamos mais 30 minutos. Se às 17h a temperatura não diminuir, o jogo é transferido — explicou.

O delegado da arbitragem da partida é quem leva o termômetro para o árbitro medir a temperatura na hora do jogo. pode ser em qualquer lugar do campo. No teste desta sexta, Simon fez a medição no centro do gramado. O árbitro ainda comenta que, se uma partida tiver que ser atrasada, todas as outras têm que passar pelo mesmo processo. Por ser a última rodada do turno, todas as partidas são obrigatoriamente no mesmo horário.

Na opinião de Simon, jogar futebol em um dia que esteja fazendo mais de 35º é bastante complicado.

— É um desgaste muito grande, até para os árbitros. Mesmo que estejam todos bem condicionados, o calor faz diferença. As paradas técnicas para beber água durante a partida são necessárias — disse.

CLICESPORTES
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.