Notícias

 | 21/01/2010 17h44min

Presidente do TJ assume governo interino de Santa Catarina

Luiz Henrique da Silveira fará viagem de 11 dias pela Europa

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), o desembargador João Eduardo Souza Varella, assumiu interinamente nesta quinta-feira o governo do Estado por 11 dias. Neste período, o governador Luiz Henrique da Silveira estará em viagem pela Europa, onde se reunirá com autoridades e empresários na França e na Itália.

O retorno do governador está previsto para o dia 1º de fevereiro. Luiz Henrique viaja em companhia da primeira-dama, Ivete Appel da Silveira, além do secretário de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz Silva.

O primeiro destino é Paris, capital francesa. Lá, Luiz Henrique se encontrará na sexta-feira com Max Armanet, representante da comissão superior dos monumentos históricos e presidente do Colégio de Expertise do Patrimônio Aeronáutico da França. Armanet também é diretor do Jornal Libération e Presidente da Comissão do Patrimônio do Aeroclube da França.

O encontro tem como objetivo discutir o registro da passagem do piloto francês Antoine de Saint-Exupéry pelo Campeche, no Sul da Ilha de Santa Catarina, que pode se tornar patrimônio histórico universal com o tombamento da rota intercontinental. A região possui vestígios preservados da atuação da Compagnie Génerale Aéropostale no Brasil — empresa de correio aéreo francesa onde trabalhou o famoso piloto e autor de O Pequeno Príncipe.

Ainda estão na agenda do governador (ver box abaixo) durante a missão internacional: tratar da participação do Estado no Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC, em inglês) e buscar um convênio com a Escola D´Arte de Firenze.

Currículo do governador em exercício

João Eduardo Souza Varella, de 66 anos, é natural de Joaçaba, no Meio-Oeste. Iniciou a carreira na magistratura catarinense como juiz substituto na Comarca de Concórdia, em 1973. Atuou como juiz de Direito nas Comarcas de Itapiranga, Tangará, Palmitos, Campos Novos, Joinville e Capital.

Foi o primeiro magistrado a ingressar no TJ como juiz de Direito substituto de 2º Grau, em 1994. Dois anos mais tarde, ele foi promovido ao cargo de desembargador. Atuou na presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) na gestão 2008-2009.

Varella comandou o tribunal eleitoral durante as últimas eleições no Estado e, sob sua responsabilidade, viabilizou projeto piloto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a realização de eleições por urnas biométricas na comarca de São João Batista, na Grande Florianópolis.

— Para mim é uma satisfação. Para o Judiciário, um orgulho — disse Varella ao assumir o cargo.

DIARIO.COM.BR
A agenda do governador
Sexta-feira, dia 22
Paris: reunião com o economista franco-polonês Ignacy Sachs, além de encontro com o presidente da Escola Nacional de Administração francesa, Bernard Boucault. Encontro com Max Armanet, presidente do Colégio de Expertise do Patrimônio Aeronáutico da França.

Sábado, dia 23
Paris: governador estará reunido em Paris com o presidente do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC), Jean-Claude Baumgarten, para tratar da participação de Santa Catarina no próximo congresso mundial da entidade, a ser realizado em Pequim, na China.

Segunda-feira, dia 25
Florença: serão retomadas as conversas para a instalação de unidades da Escola D´Arte de Firenze em diversos municípios do Estado. A parceria envolverá as universidades conveniadas com o Sistema da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

Sexta-feira, dia 29
Ravello: Luiz Henrique acompanhará a inauguração do Centro Cultural de Ravello, projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemayer. O espetáculo de inauguração será feito pelos bailarinos da Escola Bolshoi, de Joinville.
Flávio Neves / 

Desembargador João Eduardo Souza Varella é o novo governador em exercício
Foto:  Flávio Neves


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.