| 25/09/2009 04h39min
Tão impressionante quanto a façanha inédita do título brasileiro de basquete conquistado em 1994 será o reencontro dos campeões da extinta Pitt Corinthians, 15 anos depois.
Os 12 condenados, como ficaram conhecidos, voltam a jogar juntos em Santa Cruz do Sul amanhã, fazendo renascer uma emoção dividida por milhares de gaúchos na noite de 17 de abril de 1994 o time do interior gaúcho, formado por jogadores desacreditados, conquistou o título ao vencer Franca, tricampeã da Liga Nacional, cujo elenco trazia seis atletas da seleção brasileira.
De volta às quadras, os campeões de 94 enfrentam a seleção gaúcha master, às 19h30min, no Ginásio Poliesportivo.
A temporada tricolor naqueles primeiros anos da década de 90 é merecedora de uma história de super-heróis. Nas finais, disputadas em Porto Alegre, contra o forte time de São Paulo, a equipe foi recepcionada aos gritos, com cordão de isolamento, flashes e pedidos de autógrafos.
Com 58
anos na época, o técnico carioca Ary Vidal foi
saudado como herói. Recebeu o título de cidadão santa-cruzense pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz e, até hoje, visita a cidade pelo menos duas vezes ao ano.
Os campeões chegam hoje ao Estado e, ao desembarcar no Aeroporto Salgado Filho, serão recepcionados por remanescentes da torcida organizada Tô-Tri. Amanhã, eles desfilam em um caminhão do Corpo de Bombeiros e participam de uma sessão de autógrafos na Praça Getúlio Vargas, onde deixarão a marca das mãos gravadas em gesso na “Calçada da Fama do Basquete”.
“Este título será sempre especial”, diz Brent Merritt
Uma das principais figuras da Pitt Corinthians no título brasileiro de 1994 foi o norte-americano Brent Merritt (foto), então com 25 anos. Hoje, aos 40 anos, vive em Seattle, nos Estados Unidos. É personal trainer e empresário de jogadores de basquete.
Zero Hora – Qual a primeira lembrança do título de
94?
Brent Merritt – Lembro de tudo. A festa da vitória foi indescritível e
ainda guardo fotos, medalhas e camisetas do time. Esse título sempre será especial para mim.
ZH – E como será voltar a Santa Cruz depois de 15 anos?
Brent – Quero rever todos os amigos que não encontro há muitos anos. Não faço ideia de como estejam.
ZH – Você ainda lembra da ponte aérea com o Alvin, que definiu a final?
Brent – É impossível esquecer. Mas infelizmente informo aos torcedores que eles não voltarão a ver uma nova ponte aérea. O Alvin está muito gordo.
Saiba mais
- O que: jogo festivo dos 15 anos do título nacional de basquete conquistado pela Pitt Corinthians em 1994
- Quando: amanhã, às 19h30min
- Onde: Ginásio Poliesportivo, Parque da Oktoberfest, Santa Cruz
- Quanto: R$ 10
O
JOGO
- Pitt/Corinthians: João Batista, Brent, Alvin, Cruxen, Joel, Almir, Sílvio Carioca, Oldair, Marcionílio, Edu Gato, Poll, Beto, Márcio, Mutti e Paulinho
- Técnico:
Ary Vidal
- Seleção gaúcha master: Pulga, Nogueira, Piru, Mauro, Mílio, Eurico, Gilson, Pitu, Pena, Evandro, Deco e Thumm
- Técnico: Sérgio Einloft
- Arbitragem: Fernando Mabilde, Fernando Serpa e Marcelo Gomes
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.