| 27/06/2009 12h16min
A Maratona do Rio de Janeiro de 2009 já bateu o primeiro recorde. A corrida mais bonita do mundo receberá este ano 15.400 atletas, o maior número desde sua primeira largada, em 1980. As inscrições se esgotaram cerca de um mês antes da prova, que será disputada neste domingo, dia 28 de junho. O evento faz parte da campanha oficial a favor da candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A cada ano a Maratona do Rio dá um passo importante para figurar entre as mais importantes maratonas do mundo, ao lado de Nova York, Tóquio, Berlim, Boston e Londres. A prova oferece um dos maiores prêmios do atletismo brasileiro, dividindo R$ 130 mil entre os primeiros colocados no masculino e no feminino.
Entre a multidão de corredores que fará uma festa colorida nas ruas estarão atletas de elite, como Adriano Bastos, hexacampeão da Maratona da Disney (2003, 2005-09) e bicampeão da Meia-Maratona de Buenos Aires (2007-08), Alex Januário, campeão da Maratona do Rio de Janeiro de
2003, além dos
quenianos Willy Kangogo Kimutai, Kiplemoi Cheruyot e Robert Kiprotich, e da forte equipe do Cruzeiro, com destaque, no feminino, para Edielza Guimarães, vice-campeã da Maratona do Rio de Janeiro de 2008. Os quenianos tentarão quebrar um tabu: desde 2003 apenas brasileiros vencem a prova.
Entre os estrangeiros (cerca de mil atletas vêm de fora do Brasil), destaque também para a experiente italiana Franca Fiacconi, vencedora da Maratona de Nova York em 1998, sagrando-se a única italiana a alcançar tal feito. Aos 43 anos, Franca passou a escolher a dedo as provas de que participa. E por isso está no Rio de Janeiro para correr os 21km da Meia Maratona que faz parte do evento, de acordo com o site Globoesporte.com.
– Atualmente corro apenas para me divertir. De tempos em tempos participo de algumas corridas, sempre selecionando as melhores – admite Franca.
Mãe de uma menina de quatro anos, ela dá aulas de atletismo em escolas públicas, e é ainda
parceira internacional da Maratona de
Nova York, organizando grupos de corredores italianos para disputarem a prova.
– A Maratona de Nova York é a mais fascinante do mundo: o percurso é maravilhoso, o público passa entusiasmo, o número de atletas é esmagador. Meu sonho sempre foi vencer lá, por ser o símbolo da maratona, mais até do que os Jogos Olímpicos. O segredo do sucesso da prova está na organização. Estou à disposição dos organizadores da Maratona do Rio para discutir mais detalhes sobre isso – fazendo questão de ressaltar que a prova carioca está no caminho certo.
Outra celebridade do mundo das Maratonas também está no Rio para participar da festa. Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze na distância nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, vai liderar o revezamento olímpico, um ato simbólico em apoio à candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O paranaense, que já correu a maratona mais bonita do mundo uma vez, como “coelho”, lembra com admiração do
percurso.
– O Rio tem diversas
maravilhas naturais. A cada passo a paisagem é diferente. Sem dúvida é o percurso mais bonito que conheço – afirma Vanderlei que, aos 40 anos, já não participa mais de corridas profissionalmente.
Acostumado com as principais provas do mundo (já foi campeão da Maratona de Tóquio, em 1996, vice-campeão em Berlim 1994 e quinto na Maratona de Nova York 1998), Vanderlei acredita que o Rio de Janeiro esteja correndo a passos largos para figurar entre os grandes eventos da modalidade.
– O Rio tem tudo para chegar lá, trabalhando com profissionalismo. Só tenho ouvido falar bem da prova. Ano passado todos comentaram do sucesso e, esse ano, acredito que seja ainda melhor - avalia o experiente atleta.
Ao lado de Vanderlei, participam do revezamento ao longo dos 6km da Family Run, Nelson Prudêncio (salto triplo), Nalbert (vôlei), Bruno Prada (vela), Adriana Samuel (vôlei), Miguel Ângelo da Luz (basquete), Ciro Delgado (natação), Paulinho Vilas Boas
(basquete), Jackie Silva (vôlei), Sebastian
Pereira (judô), Vanderlei, e mais um representante do Comitê Olímpico Brasileiro e outro da Prefeitura. Cada um percorrerá 500 metros.
Atores, cantores e outras celebridades também vestem a camisa da Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro este ano. A lista de famosos na largada conta com: Thiago Fragoso (42km); Carlos Tramontina, Cinthia Howlett, Tande, Tico Santa Cruz, Toni Garrido, o chef Olivier Cozan, Juliana Didone, Smigol (apresentador SporTV), todos nos 21km; e Kayky Brito, Tayla Ayala, Gracyanne Barbosa, Dado Villa Lobos, Paula Toler, Ellen Roche e Ricardo Macchi, todos inscritos nos 6km da Family Run.
Além da prova de Maratona (42km), com largada às 8h na Praça do Pontal, serão disputadas também as distâncias de Meia-Maratona (21km, largada às 7h30m na Praia do Pepê) e Family Run (6km em percurso no Aterro do Flamengo, largando às 8h). A premiação das três categorias é às 11h, no pódio montado no Aterro do Flamengo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.