| 20/04/2009 10h38min
Desde a madrugada de 6 de abril, a torcida gremista vive a expectativa sobre quem será o substituto de Celso Roth. Após duas semanas e dois jogos na Copa Libertadores, a direção deve confirmar o novo técnico nesta semana.
Paulo Autuori segue como a alternativa número 1, no entanto, como ele só deve obter a liberação do Al-Rayyan na metade de maio, o time da Capital pode buscar outras opções. O clube descartou os nomes de Alfio Basile e Wanderley Luxemburgo. A demora para definir comandante é a maior desde 1980.
> Se você fosse presidente do Grêmio, qual dos técnicos você contrataria?
O clicEsportes analisou outros períodos longos em que o clube ficou sem técnico desde 1980, contando o último jogo do treinador que
saiu até a estreia do novo comandante. O dados são de Paulo Fortunato, do Blog Gre-Nal
FC.
Em 17 de maio de 1980, Oberdan Villain pediu demissão. O Grêmio havia vencido o Coritiba por 1 a 0, mas acabou fora das finais da Taça Ouro por causa do saldo de gols. Apenas três dias depois, o clube anunciou Valdir Espinosa, mas ele só foi estrear na equipe em 28 de maio, em um amistoso contra a seleção uruguaia em Montevidéu.
Trezes anos depois, o técnico Cassiá comandou seu último jogo na equipe no dia 5 de agosto, em um amistoso diante do Sthe'ghal, em Teerã, Irã. O Grêmio venceu por 2 a 1. Mesmo assim, nove dias depois, em razão de divergências com dirigentes, o treinador deu lugar a Luiz Felipe Scolari. Felipão fez sua primeira partida no dia 18, contra o Bologna, na Itália, também em amistoso internacional.
Anos 2000
Após o título da Copa do Brasil e do Gauchão em 2001, Tite se despediu do Grêmio em 1º de junho de 2003, quando a equipe foi derrotada por 2 a 1 para o Figueirense. O treinador
acabou pedindo demissão no dia 2 de junho. O acerto com Dario
Pereyra ocorreu em 8 de junho, após o Tricolor tentar inúmeros treinadores.
O auxiliar Cléber Xavier foi o interino na partida contra o Fortaleza em 7 de junho, vencida pelo time gaúcho por 2 a 1. Dario fez sua estreia no dia 15, no Gre-Nal. A partida ficou no 0 a 0.
Em 2008, o Grêmio demitiu Vagner Mancini em 14 de fevereiro após a vitória por 1 a 0 diante do Grêmio Jaciara, em Cuiabá, pela Copa do Brasil. A direção alegou que o ânimo do time em campo não era bom. O então assessor de futebol Paulo Pelaipe confirmou a contratação de Celso Roth já no dia 15. Após Júlio Camargo ser o interino no dia 17 diante da Ulbra, a estreia do novo comandante ocorreu em 21 de fevereiro, na vitória por 2 a 1 diante do Esportivo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.