Notícias

 | 23/03/2009 06h47min

Senador americano intercede por gay brasileiro

John Kerry pediu asilo a Genésio Oliveira, que se casou com um cidadão dos EUA em 2005

O caso de um homossexual brasileiro vem mobilizando a atenção do senador democrata e ex-candidato à presidência dos Estados Unidos John Kerry. Ele pediu ao governo de Barack Obama que conceda asilo a Genésio Oliveira, que se casou com um cidadão americano em 2005, mas acabou forçado a retornar ao Brasil, por não ter visto de residência.

A solicitação de Kerry foi feita por intermédio de uma carta, enviada ao Departamento de Justiça americano na quinta-feira. Oliveira está separado do companheiro, Tim Coco, desde agosto de 2007, quando teve de deixar os EUA depois que seu pedido de asilo foi negado. O brasileiro fez o pedido em 2002, dizendo que foi atacado e abusado sexualmente por um médico quando era adolescente no Brasil — e alegando temer perseguição devido a sua orientação sexual.

Na carta ao secretário de Justiça, Eric Holder, Kerry disse que o juiz Francis Cramer, responsável pelo caso na época, considerou o testemunho de Oliveira crível. No entanto, negou o asilo dizendo que o requerente "jamais teve prejuízos psíquicos" devido ao abuso sexual. Kerry classificou a sentença de "ultrajante". O Departamento de Justiça informou que Holder irá examinar a carta e responder a Kerry, mas os funcionários não quiseram comentar o assunto.

Segundo o jornal The New York Times, os juízes do Brasil têm garantido o direito de residência aos parceiros estrangeiros de brasileiros homossexuais, mas "muitos segmentos da sociedade ainda se demonstram abertamente hostis a esse tipo de união".

Nos EUA, imigrantes podem solicitar visto permanente no país caso haja união com algum cidadão americano, mas o governo federal não reconhece casamentos do mesmo sexo — apenas dois governos estaduais os aceitam.

— Ninguém está pedindo para modificar a lei federal. Essa situação é uma questão humanitária — declarou Kerry em entrevista na sexta-feira.

A solicitação de Oliveira para voltar aos EUA foi rejeitada no mês passado. Ele afirma ter entrado com um recurso da decisão na sexta-feira. O casal se conheceu em 2002 e se casou em 2005 em Massachusetts, Estado em que o casamento gay é legal.

ZERO HORA
Elise Amendola, AP / 

Oliveira conversa por videoconferência com o companheiro americano, Tim Coco (D)
Foto:  Elise Amendola, AP


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.