Notícias

 | 15/12/2008 06h04min

Paulo Roberto Falcão: Ele merece

O brasileiro Amauri marcou dois gols e foi um dos destaques do jogão de ontem pelo Campeonato Italiano, vitória da Juventus sobre o Milan por 4 a 2. Num confronto de grandes nomes (Seedorf, Ronaldinho Gaúcho, Pato, Maldini, pelo Milan; Del Piero, Nevdev e outros pela Juve), foi o centroavante que mais brilhou, cumprindo com eficiência sua função de matador. Ele marcou o terceiro de seu time, de cabeça, no final do primeiro tempo, e completou a goleada com um chute de pé esquerdo, depois de dominar na cabeça e tirar o marcador do lance.

Já faz tempo que venho dizendo que Amauri merece uma oportunidade na Seleção Brasileira. Ele é um goleador raro, que cabeceia bem, conclui com os dois pés, tem força e habilidade. O curioso é que construiu sua carreira toda na Itália, onde atua desde o ano 2000. No futebol brasileiro, atuou apenas no pouco conhecido Santa Catarina Clube, que cumpre uma trajetória estranha, pois já representou as cidades de Blumenau, Navegantes, São Francisco do Sul e Joinville. Na Itália, Amauri passou pelo Napoli, pelo Bellinzona, pelo Piacenza, pelo Messina, pelo Chievo até estourar no Palermo, em 2006. Depois de duas ótimas temporadas, foi contratado pela Juventus por 15 milhões de euros. Desde então, vem aumentando seu valor à custa de gols.

Aos 28 anos, completados em junho, Amauri está pedindo passagem para a Seleção. Os apelos para que Dunga olhe com carinho para o brasileiro começam a se multiplicar. Ontem mesmo, o comentarista Sílvio Lancelotti sugeriu essa possibilidade, recebendo como retorno o comentário sarcástico de um telespectador:

— Não acho uma boa idéia convocar o Amauri. Ele não está mais acostumado a jogar em time ruim.

Não concordo com isso, mas também acho que ele pode ajudar a melhorar ainda mais o futebol da Seleção Brasileira.

Dificuldade

Pato fez um dos gols do Milan ontem, mas foi substituído na metade do segundo tempo e sob algumas manifestações de descontentamento da torcida. O Milan estava desfalcado de Gattuso e Kaká. Ancelotti tentou compensar as ausências fechando o meio-campo, mas a Juve marcou o seu gol cedo e abriu o ferrolho. Pato, isolado, teve dificuldade. No gol, recebeu um passe açucarado de Ronaldinho.

Gol

Ainda da entrevista que fiz com o comediante Chico Anysio, no sábado, cujo resumo pode ser visto em zerohora.com. Depois de apresentar seus novos personagens, ele comparou a arte de contar piadas com o futebol: "A gargalhada é o meu gol" — garantiu.

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.