Notícias

 | 13/11/2008 17h48min

Conmebol afirma que mudança na Sul-Americana será em 2010

Porta-voz da entidade nega alteração na fórmula da Libertadores 2009

O porta-voz da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Nestor Benítez, negou nesta quinta-feira que o campeão da Copa Sul-Americana dispute a Libertadores de 2009. Segundo Benítez, a alteração no regulamento da competição será concretizada apenas no próximo ano. 

– A idéia é que o último classificado do país campeão da Libertadores dispute uma repescagem com o vencedor da Sul-Americana. A idéia pode entrar em vigor no ano de 2010 porque a Libertadores do ano que vem será neste mesmo formato – afirma Nestor Benítez, porta-voz da Conmebol, segundo o site globoesporte.com.

Ainda de acordo com Benitez, a proposta será debatida na reunião do comitê executivo da Conmebol, prevista para o acontecer entre 24 e 25 de novembro - às vésperas do sorteio da Libertadores 2009.

Cogita-se a possibilidade de ocorrer mudança na Libertadores 2009 em função de diferenças entre a Federação Peruana e a Fifa. O Peru poderia ser punido, perdendo as vagas na competição continental, que seriam redistribuídas. A Conmebol não se pronunciou sobre o que faria para preencher as vagas do Peru.

O Inter é parte interessada nas conversas de bastidores. O colorado largou em vantagem nas semifinais da Sul-Americana vencendo o Chivas por 2 a 0, na quarta-feira, e briga pelo título da competição - podenso ser beneficiado com vaga na Libertadores 2009 caso as hipóteses lançadas se confirmem.

O caso Peru x Fifa
Houve uma intervenção do governo do Peru na Federação de Futebol do país, fato não aceito pela Fifa. A entidade pode suspender o país de competições internacionais - retirando a seleção das Eliminatórias, e os clubes da Libertadores, o que abriria três vagas na competição continental de 2009.

A Fifa deu prazo até 21 de novembro para que a Federação Peruana aponte um novo presidente. O atual ocupante do cargo foi indicado pelo Ministério dos Esportes.

Mas a Conmebol ainda não se pronunciou sobre o critério que será adotado para preencher as vagas das equipes peruanas na Libertadores 2009, caso o acordo não aconteça, o que aumenta os rumores de beneficiamento do campeão da Copa Sul-Americana 2008.

As informações são do site globoesporte.com

CLICRBS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.