Notícias

 | 06/03/2008 15h04min

Medidas imigratórias espanholas são incompatíveis, diz governo brasileiro

Turistas relataram maus-tratos e afirmaram terem sido discriminados no país europeu

Atualizada às 18h36min

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quinta-feira que o governo está inconformado com a situação de brasileiros na Espanha. O secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, convocou o embaixador da Espanha em Brasília para manifestar que as medidas adotadas pelas autoridades imigratórias espanholas "são incompatíveis com o bom nível do relacionamento entre os dois países".

Trinta cidadãos do Brasil foram barrados no país europeu na manhã de ontem. Eles deram depoimentos sobre maus-tratos e afirmaram terem sido discriminados. Em nota, a pasta acrescentou que está examinando a adoção de medidas apropriadas, "tendo em conta, inclusive, o princípio da reciprocidade", isto é, barrar espanhóis no Brasil.

O chanceler Celso Amorim, que participa de reunião do Grupo dos 8, na República Dominicana, tomou conhecimento hoje do caso. Ele recebeu a notícia do incidente "com profundo desagrado". Há poucas semana, segundo o Itamaraty, o ministro teria manifestado ao chanceler espanhol a insatisfação do governo brasileiro com essas medidas restritivas.

Agência Estado
Reprodução / 

Brasileiros vêm sendo barrados em Madri
Foto:  Reprodução


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

06/03/2008 13h31min
Brasileiros barrados na Espanha contam o drama que viveram
06/03/2008 08h36min
Brasil estuda possibilidade de negar entrada de espanhóis no país
23/02/2008 06h04min
Espanha foi o país que mais deportou brasileiros em 2007
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.