Notícias

 | 10/11/2007 07h22min

Ruy Carlos Ostermann: Nilmar e os outros

O time do Inter está bem prejudicado para o jogo deste fim de tarde contra o Cruzeiro. Perdeu jogadores, perdeu Guiñazu, uma de suas afirmações táticas no lado esquerdo, perdeu Sorondo e Orozco. Mas garante o segundo jogo de Nilmar e nisso está todo o entusiasmo do torcedor, a sua quase certeza de que os tempos do time são outros e definitivos. Nilmar é uma referência colorada.

E não só do Inter, mas também da Seleção Brasileira das Eliminatórias do ano que vem. A amostra que deu contra o Vasco em São Januário, debaixo dágua, foi mesmo entusiasmante. As melhores virtudes, entre elas a velocidade inicial, o toque dos mais potentes motores de explosão, o pique dos velocistas de pequenos cursos. É uma virtude rara e se, como é o caso, é aplicada com a bola e com o adversário de fora, trata-se de uma virtude decisiva.

Tenho certeza de que, em que pese a chuva anunciada para hoje e todas as medidas acauteladoras a serem adotadas pelo técnico Dorival Jr., protegendo a sua zaga, exigindo dupla marcação etc., essa será a razão do grande comparecimento ao Beira-Rio. Nilmar e mais 10.

Mudanças
A lesão no músculo adutor da coxa de Tcheco antecipa uma das tantas mudanças que o time do Grêmio vai necessariamente fazer para 2008. Ele já foi sincero lembrando que o seu ciclo pode estar se encerrando. Está. É um grande jogador de bola, mas sobre ele recai uma queixa insistente do torcedor, um registro pontual da imprensa e, no jogo, às vezes se denuncia a sua ausência ou então o destempero de suas reclamações contra árbitro e adversário. Essa avaliação Tcheco já deve ter feito. Outro que não volta da cirurgia é o goleiro Saja. Embora tenha salvado muitas vezes o time de escores indesejáveis, há uma espécie de restrição que uma ou outra falha agrava e deixa como reconsideração. O Grêmio deve estar identificando um substituto.

Outro que sai é Diego Souza, muito pretendido fora do Olímpico e preso à especulação portuguesa do Benfica. Reabilitou todo o seu futebol no Grêmio depois de um período de vacilações e pequenos fracassos. Mano Menezes encontrou o seu lugar e soube encaminhá-lo para uma resposta eficiente.

Mano é quase certo que também não fica. Era um projeto, a Libertadores, excludente dos outros. Está fechando quase três de Grêmio e tem vários projetos fora que passam por ele.

Gurias
Não se pode aceitar que um jogo como a decisão de etapa entre Inter e Juventude seja jogado antes de mais nada às 16h, só mesmo familiares e muito amigos poderiam comparecer, e é igualmente inadmissível que não se leve em conta o fato de que o sol a essa hora é de intensidade máxima, desconsiderando-se a emissão de raios ultravioletas que provocam prejuízos à saúde. Desconforto e hora ruim é demais para uma modalidade que começa a ter, depois do sucesso de Marta e suas companheiras no Pan, um apoio justo e oficial. Não custa nada ajustar o jogo da gurias. A repórter Janaína Kalsing foi para as arquibancadas ouvir as pessoas e registrar a solidariedade de todos, até de vovó. O Inter foi classificado no campo, mas era quase o que não se via.

Prêmios
Foram duas premiações, uma segunda-feira no Leopoldina Juvenil pelos Encontros com o Professor, carinho dos meus amigos do Sul, outra nessa quinta-feira, da Federasul e da Assembléia Legislativa, no Dante Barone, a minha filha Fernanda, elegantíssima, me representando. Uma semana e tanto.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.