Notícias

 | 22/09/2007 20h10min

Com gol de Marcel, Grêmio bate o Santos

Mano Menezes mudou o jogo no intervalo, ao corrigir a posição de Diego Souza

Isabela Vieira  |  isabela.vieira@rbsonline.com.br

Com um gol de Marcel aos 10 minutos do segundo tempo, o Grêmio venceu o Santos por 1 a 0 e deu um passo importante para conquistar uma vaga à Libertadores 2008. Foi o primeiro gol do atacante com a camisa gremista. Com a vitória, o Grêmio ultrapassou o Santos, chegou a 44 pontos e garantiu um lugar entre os quatro primeiros colocado até o fim da rodada.

No primeiro tempo, o Grêmio começou com uma marcação implacável. Apostando em pegada típica de Libertadores e nas bolas levantadas na área, o Tricolor jogava e o Santos se defendia. Apesar do domínio gremista, a primeira chance real de gol só saiu aos 18 minutos. Na cobrança de escateio, Diego Souza cabeceou e a bola saiu raspando a trave de Fábio Costa. Começava ali o melhor momento do Grêmio na etapa inicial.

Aos 21, após mais um escanteio (foram nove apenas no primeiro tempo), a bola sobrou para Anderson Pico. Da intermediária, o lateral-esquerdo gremista chutou com violência, mas a bola passou sobre o gol santista. Três minutos mais tarde, William cabeceou e no rebote de Fábio Costa Marcel desperdiçou na cara do gol.

Em seguida, contudo, o Santos começou a equilibrar o jogo. Embora dominasse o meio-campo, o Grêmio não conseguia finalizar com mais perigo. Diego Souza, aberto na esquerda, e Luciano Fonseca, jogando quase como um ponteiro na direita, não conseguiam oferecer perigo ao gol do Santos. Dessa forma, os santistas se aproveitaram e passaram a se movimentar melhor e chegar à área gremista com mais impetuosidade.

Aos 27 minutos, a melhor chance do Santos no primeiro tempo: Rodrigo Souto percebe Saja adiantado e chuta à direita do gol gremista, com muito perigo. Aos 31 e aos 44, Renatinho tem duas chances de marcar o gol, mas erra em bola. No final da etapa inicial, dois lances polêmicos: no ataque gremista, Alessandro toca a bola com o braço dentro da área. Torcedores e jogadores pedem pênalti, mas Alício Pena Júnior nada marca. Na seqüência, Renatinho é lançado em posição duvidosa, dribla Saja, mas não consegue chutar em gol.

Mano muda o jogo

No intervalo, Mano Menezes mudou o panorama do jogo. Corringindo o posicionamento de Diego Souza, o Grêmio voltou para o segundo tempo apostando no lado esquerdo. Depois de boas jogadas de Anderson e Diego Souza, Marcel, um dos melhores em campo, sofreu falta no bico da área aos 10 minutos. O próprio centroavante pediu para cobrar e, com uma pancada no canto esquerdo de Fábio Costa, marcou seu primeiro gol com a camisa tricolor.

Com a vantagem no placar, o Tricolor tratou de não correr riscos. Aos 14, contudo, Petkovic fez boa jogada na esquerda, envolvendo Bustos. O jogador sérvio entrou na área e chutou pelo lado de fora da rede. A resposta gremista veio no minuto seguinte: Bustos cruzou, Marcel dominou e tocou para Tcheco, que chutou na defesa santista.

Em seguinda, brilhou a estrela de Saja. Com belas defesas, o goleiro argentino parou a impetuosidade santista. No final, o Grêmio teve apenas o trabalho de controlar o jogo e garantir uma das vitórias mais importantes do campeonato.

Na próxima rodada, o Grêmio vai a Caxias do Sul enfrentar o Juventude, no próximo domingo, às 16h. Já o Santos recebe o Vasco, na Vila Belmiro.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.