| 25/08/2007 17h11min
Em seu segundo dia de averiguações no Brasil, a Comissão de Inspeção da Fifa analisou neste sábado, no Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) e mais outras três cidades candidatas a sediar partidas da Copa do Mundo de 2014.
Florianópolis foi a primeira a ser analisada, em uma reunião que contou com a presença do prefeito da cidade, Dario Berger, do vice-governador do estado, Leonel Pavan, e do vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na região Sul, Fábio Nogueira.
A proposta catarinense foi apresentada pelo secretário de Turismo e Esporte do estado, Gilmar Knaesel, que junto com os outros 15 integrantes da comitiva explicou cada ponto exigido pela Fifa - como rede de hotelaria, transportes, estádio, saúde e segurança - além de distribuir peças de artesanato e provas de culinária típicas da região.
Um dos destaques da apresentação de Santa Catarina foi um vídeo que contou com a participação do ex-técnico do Brasil e atual comandante da seleção de Portugal, Luís Felipe Scolari, que elogiou a beleza e estrutura da cidade.
– É um projeto completamente novo. A sede será construída no estádio Orlando Scarpelli, que terá sua capacidade ampliada de 19.908 para 41.700 lugares. Toda a estrutura do estádio será modificada e apenas o gramado será mantido – explica Carlos Aragão, diretor de patrimônio do Figueirense.
Em seguida, foi a vez de Curitiba ser avaliada. Foram exibidos dois filmes, um mostrando a cidade como um todo e outro apresentando a Arena da Baixada, provável sede paranaense se a Copa for mesmo no Brasil. Os paranaenses exibiram a maquete do estádio aos inspetores da Fifa. Além das duas cidades sulinas, foram também analisadas Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).
Neste domingo será a vez de Belém (PA), Manaus (AM) e Rio Branco (AC) serem analisadas pela comitiva da Fifa, que é composta de cinco membros - Hugo Salcedo (chefe da comitiva), Jaime Byrom (responsável pela área de acomodações e transportes), Jorge Batista (imprensa), Walter Gagg (segurança e estádios) e Jaime Yarza (secretário geral).
Até a o dia 1º de setembro, quando concederão uma entrevista coletiva, tais membros da entidade máxima do futebol mundial analisarão diversos aspectos da candidatura do Brasil, assistindo a apresentações, fazendo inspeções nas possíveis cidades, sede e reunindo-se com autoridades. Neste domingo, os dirigentes da Fifa ainda marcarão presença, no Maracanã, na partida entre Flamengo e Goiás, pelo Campeonato Brasileiro.
A Fifa decidirá no dia 30 de outubro, em Zurique, na Suíça, se o Brasil será ou não a sede da Copa do Mundo de 2014. Se isto for confirmado, o país tem até o dia 31 de outubro do ano que vem para divulgar as cidades escolhidas para abrigar as partidas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.