Notícias

 | 29/03/2007 11h23min

GP da França pode ficar de fora do calendário em 2008

Circuito de Magny-Cours é de difícil acesso

O Grande Prêmio da França corre o risco de ser excluído do calendário oficial da Fórmula-1 em 2008, segundo informou a Federação Francesa de Esportes Automobilísticos. Segundo a entidade, o comitê executivo da prova decidiu suspender a inscrição do Circuito de Magny-Cours por não considerar que este esteja em condições de garantir o sucesso do evento. Apesar disso a Federação Francesa deixou em aberto a possibilidade de tal decisão ser revista no meio do ano.

 – O Comitê Executivo irá reexaminar a situação durante a nova sessão de inspeções em julho de 2007 – revelou a entidade em um comunicado.

Caso a corrida seja mesmo excluída do calendário de 2008, os organizadores do Grande Prêmio da França esperam poder reorganizar a prova no ano seguinte, embora não garantam que Magny-Cours voltará a ser a sede da corrida. Dentre os motivos alegados para o descarte do traçado estão o difícil acesso ao local da prova, que fica na zona rural da França, o baixo comparecimento do público e a insuficiência das acomodações do complexo.

O Circuito de Magny Cours abriga a etapa francesa da Fórmula-1 desde 1991, quando a prova foi transferida do traçado de Le Castellet. No entanto, problemas com o financiamento do evento podem causar a primeira interrupção da disputa da prova desde 1955, ano em que o Grande Prêmio não foi disputado por conta do acidente ocorrido durante as 24 horas de Le Mans, no qual 80 espectadores foram mortos.

O traçado foi quase excluído do calendário de 2004 por falta de dinheiro, mas foi salvo por um financiamento obtido na última hora. No ano seguinte, o Grande Prêmio apareceu no calendário com um asterisco, uma vez que ainda não tinha seu contrato acertado.

A organização do evento estuda algumas alternativas para superar os problemas. Uma delas é mudar a sede do Grande Prêmio da França para Paris, uma vez que o homem-forte da Fórmula-1, Bernie Ecclestone, já acenou seu desejo de que a prova fosse trazida para as proximidades dos centros urbanos.

Especula-se também a possibilidade de a Inglaterra e a França alternarem suas provas a cada ano, uma vez que a organização do Circuito de Silverstone também vem encontrando dificuldades para manter as boas condições da prova. Embora a Federação Francesa tenha gostado da idéia, a direção de provas britânica rejeitou a proposta.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.