| 22/06/2006 17h52min
Não foi nenhuma exibição de luxo, mas o Brasil mostrou diante do Japão que tem futebol para conquistar a Copa do Mundo da Alemanha. Nesta quinta, no estádio de Dortmund, a equipe de Carlos Alberto Parreira fez sua melhor exibição dentro da competição, venceu a equipe de Zico por 4 a 1 e assegurou a primeira colocação no Grupo F. O Japão saiu na frente com um gol de Tamada. O empate da Seleção Brasileira veio no final do primeiro tempo com Ronaldo. Na etapa complementar, Juninho Pernambucano, Gilberto e, mais uma vez, Ronaldo fecharam a goleada.
Com a vitória, o Brasil chegou aos nove pontos ganhos, com 100% de aproveitamento na primeira etapa da Copa do Mundo. Na próxima fase, os brasileiros irão enfrentar a equipe de Gana.
Carlos Alberto Parreira promoveu diversas modificações em relação a equipe que iniciou os jogos diante da Croácia e Austrália. O treinador iniciou com Robinho e Ronaldo fazendo dupla no ataque. Gilberto Silva e Juninho Pernambucano entraram nas vagas de Emerson e Zé Roberto nas duas primeiras funções de marcação no meio. As outras duas substituições foram nas laterais. Cafu e Roberto Carlos, pendurados com um cartão amarelo, deram lugar para Cicinho e Gilberto.
O Brasil foi dono do jogo. Ronaldinho, Kaká, Robinho e Ronaldo trocavam bola com muita rapidez e conseguiam criar espaços na zaga japonesa. Outra grande vantagem em relação aos jogos anteriores foi a presença constante dos dois laterais no campo de ataque, principalmente pela esquerda com Gilberto.
Mas a melhora mais sentida no time sem dúvida alguma a de Ronaldo. O atacante do Real Madrid fez dois gols e participou de jogadas maravilhosas junto com seus companheiros no ataque do Brasil.
Completamente envolvido dentro de campo, a seleção japonesa tentava por meio de lançamentos para Tamada arriscar algumas jogadas de ataque. Em um destes lances saiu o primeiro gol do jogo. Alex Santos fez boa jogada pela esquerda e tocou para Tamada chutar forte, sem chances para Dida.
O empate brasileiro só aconteceu nos descontos do primeiro tempo. Ronaldinho alçou a bola na área. Cicinho escorou de cabeça da direita para o meio e encontrou Ronaldo bem colocado à frente de Kawaguchi. O atacante brasileiro saltou e deslocou o goleiro japonês.
O empate serviu para a equipe voltar muito motivada do intervalo. Aos seis minutos aconteceu a jogada mais bonita da partida. Ronaldo rolou com Ronaldinho na frente da área japonesa. O gaúcho, com um leve toque de calcanhar, devolveu a bola para Ronaldo que chutou e viu ela passar raspando a meta do Japão.
Aos nove finalmente saiu a virada do Brasil. Gilberto rolou para Juninho Pernambucano na intermediária japonesa. O meio-campista ajeitou para a perna direita e soltou a bomba. O goleiro do Japão cometeu sua única falha no confronto e deixou ela entrar no meio do gol.
Coma vantagem no marcador, a Seleção Brasileira começou a dar o tão esperado show. Jogadas bem trabalhadas, toques magistrais, arrancadas fulminantes, enfim, tudo o que se estava esperando do Brasil começava a aparecer. Em um destes lances maravilhosos da partida, Ronaldinho lançou Gilberto completamente liberado pela esquerda. O ex-jogador gremista invadiu a área e na saída de Kawaguchi chutou forte no canto, para aumentar a vantagem brasileira.
Com o gol marcado no final do primeiro tempo, Ronaldo estava a um de igualar o recorde de 12 gols do alemão Gerd Müller em todas as Copas do Mundo. E o gol que faltava não poderia ter saído de forma mais brilhante. O zagueiro Juan arrancou do campo defensivo com a bola dominada e tocou-a para Ronaldo. De Ronaldo para Juan, de Juan para Ronaldo e de Ronaldo para o gol. Um golaço para encerrar a goleada brasileira em Dortmund.
O Brasil volta a campo na terça, às 12 horas (de Brasília), para encarar o segundo colocado do Grupo E, Gana. Já os japoneses se despedem da Copa do Mundo, já que a Austrália ficou com o outro passaporte da chave.
VINICIUS REBELLOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.