| 22/06/2006 12h57min
"Vamos, Estrelas Negras, as estrelas do nosso mundo". A frase no ônibus da seleção de Gana não é simplesmente uma mensagem de apoio. Os jogadores do país fizeram jus a ela e entraram para a história: em sua primeira participação em uma Copa a equipe confirmou vaga nas oitavas-de-final do Mundial da Alemanha ao vencer os Estados Unidos por 2 a 1 nesta quinta no Franken-Stadion em Nuremberg. Como se classificaram em segundo lugar no Grupo E, os africanos devem encarar o Brasil na próxima fase.
Isso só não ocorrerá se a Seleção de Parreira perder para o Japão, a Austrália ganhar da Croácia e ainda ultrapassar os brasileiros no saldo de gols. Nesse caso, a equipe verde-amarela terá pela frente a Itália.
Draman e Appiah (pênalti) fizeram os gols de Gana, enquanto Dempsey marcou para os norte-americanos. O time comandado pelo técnico Bruce Arena se despede da Alemanha sem vencer, terminando na lanterna do Grupo E com apenas um ponto.
No começo do primeiro tempo, a equipe africana não parecia ser a mesma da vitória por 2 a 0 sobre a República Tcheca no último sábado. Os Estados Unidos bloqueavam os espaços do meio-campo, impondo uma marcação forte. Diante desta barreira, os ganeses cometiam muitas faltas.
A situação mudou aos 22 minutos. Em uma bobeada da zaga norte-americana, Draman pegou a bola na meia-esquerda, arrancou sozinho e tocou pro gol sem chances para Keller: 1 a 0. Com a desvantagem no escore, Arena foi obrigado a avançar sua equipe e partir para o ataque.
Na mesma forma que fez o seu gol, os ganeses cederam o empate aos EUA. Aos 43 minutos, Beasley roubou a bola na esquerda, arrancou em velocidade e fez um cruzamento perfeito no pé de Dempsey, que mandou uma bomba e deixou tudo igual no Franken-Stadion.
A partida esquentou. Gana não se intimidou com a igualdade e manteve a pressão. Aos 47 minutos, em disputa de bola dentro da área dos EUA, Onyewu fez falta em Pimpong e o árbitro Markus Merk assinalou. Appiah cobrou o pênalti no ângulo e saiu para o abraço: Gana 2x1 Estados Unidos.
Na segunda
etapa, os Estados Unidos não mostraram força ofensiva para virar o placar. Gana praticamente só se defendia e mesmo assim não passou por sufoco. Uma das melhores chances dos norte-americanos ocorreu aos 19 minutos. Lewis fez cruzamento da esquerda e McBride cabeceou na trave do goleiro Kingson. Porém, os yankees não conseguiram balançar as redes e acabaram carimbando o passaporte africano para a próxima fase da Copa.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.