Notícias

 | 26/01/2006 13h39min

EUA afirmam que política com relação a Hamas será mantida

Condoleezza Rice disse que só haverá mudanças se direitos de Israel forem reconhecidos

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, garantiu hoje que a política de seu país com relação ao terrorismo não mudou, referindo-se à vitória do Hamas nas eleições palestinas. Condoleezza, que parabenizou o povo palestino por ter votado pacificamente, disse que os palestinos votaram a favor da mudança.

– São aspirações que só podem ser realizadas se renunciar à violência e admitir o direito a Israel a existir – disse em reunião via satélite no Fórum Econômico Mundial realizado em Davos.

Apesar de tudo, a responsável da política externa americana deixou claro que seu país "não vai fazer nenhuma mudança" em sua política antiterrorista com relação a esse grupo armado. Por outra parte, Condoleezza mandou por telefone seus parabéns ao presidente palestino Mahmoud Abbas pelo que considerou "um processo eleitoral sem problemas, pacífico e com muita participação".

Ela apontou também que tinha conversado com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, e com as autoridades de Tel Aviv sobre a próxima reunião do Quarteto, como é conhecido o grupo encarregado pela comunidade internacional de facilitar o processo de paz entre israelenses e palestinos. O grupo, integrado por Nações Unidas, União Européia, Estados Unidos e Rússia, se reunirá em 1º de fevereiro em Haia.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.