Notícias

 | 24/01/2006 20h08min

Palestinos vão às urnas amanhã em eleições cruciais

Esta é a segunda vez que a população palestina elege seus deputados

Mais de 1,3 milhão de palestinos podem ir às urnas amanhã para escolher os 132 deputados do Conselho Legislativo (Parlamento), em eleições que medirão, pela primeira vez, a força política do movimento islâmico Hamas. No total são 1.341.000 palestinos registrados no último censo eleitoral, encerrado em agosto de 2005.

A Comissão Central Eleitoral informou que os mais de mil colégios serão abertos às 7h (3h de Brasília) e fechados 12 horas depois, quando começará a apuração nos próprios locais de votação. As primeiras pesquisas de boca-de-urna serão divulgadas logo depois do fechamento das urnas, mas os primeiros resultados oficiais só sairão na manhã seguinte.

Esta é a segunda vez que a população palestina elege seus deputados. A primeira foi em 1996, dois anos depois da criação da Autoridade Nacional Palestina (ANP). Naquela ocasião, os palestinos elegeram Yasser Arafat presidente da ANP. Desta vez, o pleito não incluirá a escolha do presidente, já que ele foi feito nas eleições de janeiro de 2006.

Cerca de 300 candidatos que concorrem nas listas nacionais, enquanto 440 disputam o pleito nos distritos. Do total, 21 candidatos se encontram em prisões israelenses, entre os quais se destaca o líder da lista do Fatah, Marwan Barghouthi, apontado por analistas como peça-chave da política palestina.

Recente pesquisa do Centro de Opinião Palestino indica uma votação de aproximadamente 29% para o Hamas. Mas o grupo também mostrou sua popularidade com grandes comícios em Gaza. O Fatah, de acordo com a mesma pesquisa, teria cerca de 39% dos votos. Entretanto, a eleição do primeiro-ministro não depende da porcentagem de votos, mas do presidente da ANP, Mahmoud Abbas.

Abbas disse publicamente na semana passada que entregará o poder ao partido majoritário.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.