| 18/01/2006 23h18min
Depois de iniciar sua campanha no Paulistão com duas vitórias de virada, o técnico do Palmeiras, Émerson Leão, disse que o time precisava de ajustes para vencer sem tomar tantos sustos. Nesta quarta, no Parque Antarctica, o Verdão fez o primeiro gol no início da partida, venceu o São Bento e assumiu a liderança isolada do Estadual, com nove pontos em três jogos. Ainda assim, o placar de 1 a 0 só foi assegurado com muita dificuldade.
O time de Sorocaba surpreendeu e, mesmo jogando fora de casa contra o líder do campeonato, não mostrou medo de se abrir em busca do gol. Os beneditinos não chegaram a criar nenhuma oportunidade efetiva de gol nos primeiros minutos da partida, mas a bola rondou a área palmeirense perigosamente.
O Verdão ainda estudava o adversário, com Corrêa e Marcinho Guerreiro mais recuados para permitir o avanço dos laterais Paulo Baier e Lúcio, quando surgiu o primeiro gol. Era apenas o oitavo minuto de jogo quando Jeci derrubou Enílton, que havia sido lançado na área. O juiz marcou pênalti, convertido por Edmundo. Foi o primeiro gol do atacante desde que voltou a vestir a camisa do Palmeiras, no começo do ano.
O gol deu confiança ao Palmeiras, mas não foi suficiente para mudar a atitude ofensiva do São Bento. Com Genílson e Marciano se movimentando muito no ataque, Émerson conduzindo as principais jogadas e os laterais Tita e Júlio César aproveitando os espaços nas pontas, os sorocabanos continuavam cercando a área palmeirense.
Os alviverdes impediam que a pressão do São Bento se transformasse em oportunidades perigosas de gol, mas o time da casa sentia a falta de alguém para se responsabilizar pela armação dos contra-ataques. Edmundo voltava para buscar o jogo no meio-campo e teve boa atuação cadenciando o jogo. No entanto, ele acabou se distanciando de Enílton e ocupando os espaços que deveriam ser de Paulo Baier como elemento-surpresa.
Nesse cenário, o Palmeiras criou apenas três boas oportunidades. Aos 15 minutos, Edmundo lançou Marcinho, que furou no momento de finalizar. Dez minutos depois, Corrêa chutou de fora da área para defesa segura de Fabiano. Aos 38, Lúcio fez boa jogada pela esquerda e lançou Marcinho. O meia tentou finalizar de primeira, mas, novamente, errou o chute.
Na maior parte do tempo, o domínio foi beneditino. A ousadia da equipe visitante quase deu resultado aos 30 minutos. Émerson encontrou Genílson livre na área, de frente para o gol. No entanto, Marcos saiu rapidamente e fechou o ângulo do atacante do São Bento, que chutou em cima do goleiro.
O Palmeiras tentou adiantar um pouco mais seu jogo e evitar que o São Bento se aproximasse de sua área. Com isso, a disputa do meio-campo passou para a intermediária beneditina e o Verdão passou a tocar mais a bola em busca de espaço. Logo aos 3 minutos, Corrêa laçou Paulo Baier, que apareceu no meio da área sorocabana. O lateral rolou para Marcinho, que chutou forte para boa defesa de Fabiano. No rebote, Edmundo chutou em cima do goleiro.
Ainda assim, o meio-campo do São Bento mostrou poder de adaptação às condições oferecidas pelo jogo. A estratégia do time de Sorocaba passou a ser troca de passes rápidos e lançamentos longos para os velozes Genílson e Marciano. Em um princípio de contra-ataque, Ricardinho fez falta violenta em Júlio César e recebeu o cartão vermelho.
A saída do jogador fez com que Edmundo ficasse definitivamente como meia e Roberto Fonseca abrisse ainda mais o São Bento, colocando o atacante Alcimar no lugar do meia Jeci. E, mais uma vez, o Palmeiras se viu obrigado a recuar sua marcação e permitir o avanço dos sorocabanos.
Aos poucos, porém, o Palmeiras foi se fechando. O São Bento já mostrava sinais de desgaste e não conseguia pressionar com a mesma intensidade do primeiro tempo. Nos minutos finais, o time de Sorocaba tentou o empate no desespero, mas não teve sucesso. A torcida palmeirense, que novamente lotou o Parque Antarctica, não escondeu a apreensão, mas aplaudiu a equipe após o apito final.
AGÊNCIA PLACARGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.