Notícias

 | 16/10/2011 17h54min

Grêmio quebra tabu e vence Santos na Vila Belmiro pelo Brasileirão

Tricolor jamais havia conseguido um resultado positivo jogando na casa do Peixe

Vinicius Rebello  |  vinicius.rebello@rbsonline.com.br

O Grêmio conseguiu uma vitória histórica neste domingo. Com gol do argentino Escudero, aos 20 minutos do primeiro tempo, o Tricolor bateu o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro, e ainda mantém chances, mesmo que remotas, de conseguir uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

>>> Veja o gol de Escudero
>>> Confira como foi o jogo minuto a minuto

Foi a primeira vitória do Grêmio pelo Brasileirão na Vila Belmiro. O Santos tem 11 triunfos contra os gaúchos em jogos disputados em casa. Outros cinco terminaram empatados. A última vez que o Tricolor saiu com os três pontos do estádio santista foi em 1999, pela Seletiva para a Libertadores, quando venceu por 1 a 0, gol de Itaqui. Naquela época, o Grêmio era treinado por Cláudio Duarte.

O próximo jogo do Grêmio no Brasileirão será contra o América-MG, no próximo sábado, 18h, em Minas Gerais.

O JOGO

O técnico Celso Roth manteve o esquema com três meias e apenas André Lima como referência no ataque do Grêmio. O Santos, sem Neymar, também manteve o sistema tático. O colombiano Rentería formou o trio ofensivo com Alan Kardec e Borges no início do duelo na Vila Belmiro.

Os primeiros momentos da partida foram todos do Grêmio. Choveu muito em Santos e o gramado estava pesado. Com campo molhado, André Lima arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Rafael a trabalhar logo aos três minutos, espalmando para escanteio.

A resposta dos donos da casa foi quase imediata. Aos cinco, Danilo ergueu da direita, o centroavante Borges desviou e quase abriu o marcador. O Santos conseguiu equilibrar as ações, mas não tinha muito sucesso quando tentava invadir a área tricolor.

Bem postado defensivamente, o Grêmio não abdicou de atacar. Escudero, criticado pela fraca atuação contra o Figueirense na última rodada, respondeu aos críticos dentro de campo.

O argentino recebeu pela meia esquerda e partiu em velocidade aos 19 minutos. Deu uma meia-lua no zagueiro Edu Dracena, invadiu a área, mas não conseguiu desviar do goleiro. A defesa do Santos despachou para a metade do campo. Mas a jogada não acabou por aí. O Tricolor retomou a posse de bola com o capitão Fábio Rochemback. O volante fez o passe até Douglas, que rolou para Marquinhos. O camisa 19 lançou André Lima, que fez o toque de cabeça para Douglas, que entrava na corrida. Rafael abandonou a meta e chegou antes na bola. Mas deixou ela escapar, nos pés do centroavante gremista. O camisa 99 driblou o arqueiro adversário e foi derrubado. Pênalti.

Douglas foi destacado para a cobrança. Bateu mal. Rafael caiu no canto esquerdo e fez defesa parcial, mas a bola voltou nos pés de Escudero. De primeira, o argentino finalizou e fez 1 a 0.

O resultado era merecido. Escudero ainda perderia uma boa chance aos 28, quando Rafael largou mais uma bola fácil e o argentino desperdiçou no rebote.

No final da primeira etapa, Victor salvou o Grêmio ao defender um chute de Ibson, após bom cruzamento de Arouca.

2º TEMPO

O Grêmio voltou para o segundo tempo com a mesma formação. O Santos também não teve nenhuma mudança no intervalo, mas a disposição era outra. Depois da bronca de Muricy Ramalho no vestiário, o Peixe veio para cima do Grêmio. Antes mesmo dos 10 minutos da etapa final, perdeu duas ótimas chances para empatar.

O Grêmio, que começou o segundo tempo esperando o Santos no campo de defesa, assustou também. Aos 11, Escudero teve nos pés a chance de ampliar a vantagem. Aos 14, André Lima perdeu um gol feito de cabeça.

Aos 19, Muricy Ramalho abriu mão dos três atacantes e colocou mais um armador na equipe. O meia Breitner entrou na vaga de Rentería. Aos 25, Roth fechou o time. Adilson assumiu a vaga de Marquinhos, para dar mais força defensiva à equipe. Aos 32, Diego Clementino entrou no lugar de Escudero.

Com as modificações, Celso Roth conseguiu segurar a pressão do time do Santos. Muricy Ramalho ainda tentou reforçar o ataque com Tiago Alves, mas o domingo estava reservado para a primeira vitória gremista sobre o Santos na Vila Belmiro. Tabu quebrado.

 

BRASILEIRÃO, 30ª RODADA, 16/10/2011


SANTOS 0
Rafael; Danilo (Leandro Silva, 32'/2º), Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Henrique, Arouca, Ibson (Tiago Alves, 34'/2º) e Renteria (Breitner, 17'/2º);
Borges e Alan Kardec
Técnico: Muricy Ramalho

GRÊMIO 1

Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Gilberto Silva e Julio Cesar (Collaço, 44'/2º); Fernando, Fábio Rochemback, Douglas, Marquinhos (Adilson, 25'/2º) e
 Escudero (Clementino, 31'/2º); André Lima
Técnico: Celso Roth

Gols: Escudero (G), aos 20min, no 1º tempo.
Cartões amarelos: Rafael e Dracena (S); Fernando e André Lima (G).
Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira (MG), auxiliado por Janette Arcanjo (MG) e Antônio Parreão (TO).
Público: 3.477.
Renda: R$ 90.319.
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos.


Próximos jogos:
22/10 - 18h - América-MG x Grêmio
30/10 - 16h - Grêmio x Flamengo







Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro




CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.