Notícias

Esportes  | 04/10/2011 07h10min

Devolução do contrato traz alívio, mas reforma do Beira-Rio ainda preocupa

Porto Alegre ainda corre o risco de perder Copa das Confederações

Leandro Behs, Leonardo Oliveira e Rodrigo Müzell  |  leandro.behs@zerohora.com.br; leonardo.oliveira@zerohora.com.br; rodrigo.muzell@zerohora.com.br


Foi como se um sopro de alívio tivesse entrado na Capital pelo Guaíba e empurrado a Copa do Mundo outra vez para Porto Alegre. No final da manhã de segunda-feira, o presidente do Inter, Giovanni Luigi, recebeu da construtora Andrade Gutierrez a minuta do contrato para a reforma no estádio após 27 dias de silêncio da construtora. A liberação da minuta resgatou o clima de Copa, ameaçado pela parada de 102 dias nas obras.
Agora, clube e Prefeitura da Capital até conversam sobre a data de reinauguração do Beira-Rio — 26 de março de 2013, aniversário de 241 anos da cidade. Mas no Comitê Organizador Local da Copa 2014 (COL), no Rio, não há otimismo. Respondeu assim a consulta por e-mail:

— Há preocupação com a demora na retomada das obras do Beira-Rio? — perguntou ZH.

— Sim — respondeu o COL.

A perspectiva de acordo próximo no Beira-Rio — até sexta-feira — recoloca a Capital na briga pela Copa das Confederações de 2013, pois a reforma seria concluída a tempo de abrigar o torneio. Segundo uma fonte ligada ao clube, há pequenos ajustes a serem feitos no contrato com a Andrade Gutierrez. O presidente colorado, Giovanni Luigi, não detalhou o que ainda falta acertar devido a uma cláusula de confidencialidade na parceria. 

— Estamos cautelosos, mas o envio da minuta é um sinal de que estamos perto — ressalvou Luigi.

Resposta anima as autoridades

A notícia distensionou semblantes oficiais no Palácio Piratini e no Paço Municipal. Havia o temor de perda até da Copa do Mundo, com o perigo de que a Andrade Gutierrez tivesse recuado no projeto de R$ 290 milhões. O governador Tarso Genro, o prefeito José Fortunati, secretários e deputados entraram em cena. Ontem, comemoraram a reação da construtora.

— Felizmente houve resposta da empresa. O prestígio da Andrade Gutierrez foi colocado à prova — disse Tarso.

— Isso reduz um pouco o nosso pessimismo, parece que o processo começa a se reverter. Não é suficiente para garantir a Copa das Confederações, mas continuaremos contatos para isso — garantiu Fortunati.

— Se as obras começarem em novembro, a Andrade Gutierrez garante o estádio pronto para a Copa das Confederações — apostou o secretário municipal da Copa 2014, João Bosco Vaz.

Depois de ajustado por Inter e Andrade Gutierrez, o contrato cumprirá um roteiro pelos Conselhos do Inter. A votação será no dia 17 ou 18 de outubro. Luigi conta com apoio superior a 70% dos conselheiros.

O anúncio das sedes da Copa das Confederações será dia 20. A Fifa pretende ter seis sedes. Bosco Vaz voltou a sonhar com o Uruguai sediado em Porto Alegre no torneio — a Capital pediu à Fifa para receber os vizinhos.

Com a retomada do ânimo, o secretário estadual de Esportes, Kalil Sehbe, anunciou a visita de Pelé ao Beira-Rio e nas obras da Arena na sexta-feira. Viria com o ministro do Esporte, Orlando Silva. A assessoria do ministério, porém, não confirmou a vinda da dupla.

Confira a reportagem na íntegra na edição desta terça-feira de Zero Hora

ZERO HORA
Divulgação / Comitê Organizador

Pelé e o ministro do Esporte Orlando Silva poderia visitar o Beira-Rio e a Arena na sexta
Foto:  Divulgação  /  Comitê Organizador


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

03/10/2011 12h35min
Minuta do contrato com a Andrade Gutierrez chega ao Inter
03/10/2011 09h10min
Resposta da Andrade Gutierrez sobre obras no Beira-Rio não foi "precisa", diz Tarso
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.