Esportes | 03/10/2011 10h10min
A recente boa campanha do Grêmio no Brasileirão começa aos poucos a despertar uma nova ambição para um time que recém se distanciou da ameaça do rebaixamento. Agora, o clube almeja cada vez mais a Libertadores. E para chegar ao seleto grupo do G-5, o jogo atrasado da 11ª rodada contra o Santos, a ser disputado nesta quarta-feira, é visto com ares de decisão.
— Estamos pensando muito nesse jogo — admitiu o volante Fábio Rochemback.
Leia mais
> Confira a crônica de Grêmio 2x0 Cruzeiro
> Vídeo: confira os gols do Tricolor
> Lembre os lances no minuto a minuto
Uma vitória diante do Santos no Olímpico coloca o Grêmio a cinco pontos do Fluminense, quinto colocado e primeiro classificado à competição continental. Além disso, leva o time ao nono lugar e a um aproveitamento semelhante ao mesmo período do campeonato passado. Victor pensa dessa forma e lembra a boa campanha com Renato Portaluppi em 2010.
— No ano passado, também ninguém botava fé na gente (o time saiu do Z-4 e chegou à Libertadores). Vamos tentar repetir o feito agora — projeta o goleiro.
_Grêmio com Roth (desde 06/08)
13 jogos - 7V, 5D, 1E
56,4% de aproveitamento
Campanha de 5º lugar
Contratado em maio, Marquinhos não testemunhou a recuperação no ano passado, mas também vê um horizonte positivo para o Grêmio. O meia lembra que os líderes estão tropeçando constantemente e abrindo espaço para quem está mais atrás na tabela. Para Marquinhos, o Grêmio "está no páreo".
— O nosso primeiro objetivo, do que jeito que está, é a Libertadores. O pessoal da frente tropeçou, e nós estamos correndo por fora. Temos os pés no chão, mas estamos sempre olhando quem está na frente. Agora, é manter focado e jogar a vida.
_ Projeção para Libertadores pelo desempenho atual*
62 pontos ou 54,3% de aproveitamento
Grêmio precisaria de 26 pontos
em 36 possíveis já que tem um jogo a menos
*(segundo o blog Tabela Globoesporte)
O otimismo dos jogadores ganha respaldo no discurso do presidente do clube. De acordo com Paulo Odone, a Libertadores está se aproximando e a torcida será fundamental para manter viva essa "esperança".
— Se a gente ganhar esses três pontos sobre o Santos, o Grêmio estará a um ponto do Inter e a cinco da Libertadores. Isso abre uma perspectiva, uma esperança muito grande. Agora, é fundamental que o torcedor ajude a empurrar o time, desequilibrando no fator local — afirma Odone.
E há bons motivos para a torcida lotar o Olímpico na quarta. Em primeiro lugar, a boa campanha de Roth em casa. Com exceção da derrota contra o Botafogo, o Grêmio venceu todas as outras partidas (cinco). Além disso, a outra boa notícia é que o Santos chega sem Neymar, convocado para a Seleção Brasileira.
Próximos jogos:
05/10 - Grêmio x Santos
08/10 - Coritiba x Grêmio
12/10 - Grêmio x Figueirense
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.