Esportes | 30/09/2011 13h48min
Os 36ºC e o sol impiedoso da última quinta-feira não amainaram a sede de Celso Roth por perfeição. Por mais de uma hora, treinou à exaustão a mesma jogada: a transição ofensiva por meio de inversões de bola. E a obstinação do técnico não se baseia apenas na angustiante seca de gols do ataque do Grêmio no Brasileirão (o segundo pior, com 29 gols). Ser detalhista é uma característica marcante da rotina de Roth.
— Ele é minucioso, gosta de explicar tudo direitinho — confirma o auxiliar técnico Beto Ferreira.
> A rotina de Roth em três passos
1 - Conversas e vídeos antes do treino
2 - Atividades repetitivas com várias interrupções
3 - Relatórios diários sobre o próximo adversário
Leia também
> VÍDEO: Mário marca golaço em treino
Para Roth, o treino começa muito antes da bola e do gramado. No vestiário, o técnico alterna sessões de vídeo com informações do adversário da semana com conversas específicas. Por vezes, usa uma lousa para deixar mais claro aos jogadores o que ele pensa para o treino que está por vir. Recebe do CDD (Cadastro de Dados Digitais) um relatório diário do oponente da vez no Brasileirão. Em campo, além das repetições de movimentos, não hesita em parar a atividade a fim de ajustar detalhes. Na quinta, em um intervalo de uma hora, interrompeu o treino pelo menos três vezes, reuniu o grupo em um roda e discursou por bons minutos.
Toda esse esmero é bem recebido pelos jogadores, que aprovam o estilo perfeccionsita de Celso Roth. Marquinhos é de longe o que mais conversa, argumenta, contrapõe. É seguido de perto por Victor, outro exemplo de jogador "bom de papo". Segundo o goleiro, a repetição das jogadas nos treinos flagra uma didática positiva do técnico.
— Dessa forma, você cresce — avalia.
Além da obsessão pelo resultado, Roth não poupa a voz. Ordena sempre aos berros, por vezes repreende de modo mais contundente. Atitude que não intimida os atletas a questionarem o técnico.
— Tem que perguntar. Melhor assim, do que passar ridículo no jogo por não entender a jogada — afirma Victor.
Atenção com André Lima
A prioridade da vez para Roth está no ataque. Aproveitou a semana livre sem jogos para treinar conclusões na quarta e jogadas pelos lados na quinta. O técnico deposita especial atenção em André Lima. Há quatro jogos sem marcar, o centroavante começa a a ser criticado pela torcida.
A ideia da comissão técnica é de que André Lima precisa variar o seu cardápio. Está exclusivamente envolvido em jogadas de pivô. Roth trabalhou à exaustão na quinta outras formas de enganar a marcação. Nas inversões, por exemplo, o jogador se posicionou mais de frente para a bola. O que lhe deu espaço para disitrbuir "casquinhas", aquele toque de cabeça para surpreender a zaga e dar chance ao companheiro que aparece por trás dos defensores.
Próximos jogos:
02/10 - Grêmio x Cruzeiro
05/10 - Grêmio x Santos
08/10 - Coritiba x Grêmio
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.