Esportes | 26/09/2011 21h40min
A desistência da Seleção Brasileira passa a integrar com destaque uma agitada galeria de confusões protagonizadas por Mário Fernandes. Antes de surpreender Grêmio, Seleção e torcedores na manhã desta segunda avisando que não iria para Belém se apresentar ao time de Mano Menezes, o lateral-zagueiro já havia dado motivos para que sua vida fora dos campos fosse mais notada que as suas boas atuações nos gramados.
Leia mais
> Mário Fernandes desiste da Seleção Brasileira
> Clube da Bolinha: #MarioFernandesFacts
> Mário alega motivos pessoais para desistir da viagem
Entre bons e maus momentos, tente entender a cabeça de Mário Fernandes:
1_A fuga
Logo depois de ser levado do São Caetano ao Grêmio pelo empresário Jorge Machado em 2009, Mário Fernandes desapareceu em março daquele ano. Sumiu numa sexta e foi encontrado apenas na terça-feira seguinte em Jundiaí, no interior paulista. Sem dinheiro e com fome, ele teria procurado a casa de um tio que morava na cidade. Morando sozinho em Porto Alegre, a saudade da família teria sido uma das causas da repentina fuga do atleta.
"Ele não quer mais saber de ser jogador. Me disse com toda a tranquilidade que esta vida não é para ele. Falou que, no máximo, volta para o futsal, onde surgiu no Corinthians. É caso perdido", Jorge Machado, em abril de 2009
Clique aqui e confira os passos de
Mário Fernandes em seu desaparecimento
2_Estreia na zaga
Não demorou muito para Mário chamar a atenção de Paulo Autuori. Estreou na equipe principal já no Brasileirão de 2009, na derrota para o Sport por 3 a 1. A maioria da equipe era composta por reservas, e o resultado adverso não escondeu o bom futebol do garoto. Ali, jogou como zagueiro, sua posição de origem e preferencial.
3_Destaque na lateral
Mas foi na lateral direita que Mário chamou a atenção. Foi colocado no setor por Autuori justamente no Gre-Nal do Centenário em 2009. Conseguiu conter as investidas de Nilmar e ainda atacou com perigo e desenvoltura. Ganhou o clássico e a vaga. Agentes do Manchester City, Real Madrid, Barcelona e Juventus passaram a se revezar no camarote que é mantido pelo empresário Jorge Machado no campo do Grêmio para observar o atleta.
Clique aqui e relembre como foi
a atuação do garoto no clássico
4_O mundo de olho
A boa atuação no Gre-Nal foi o estopim para uma avalanche de rumores sobre o interesse europeu no garoto. Ofuscou o protagonismo de Douglas Costa, até então menina-dos-olhos dos clubes endinheirados. Olheiros de Manchester City, Real Madrid, Barcelona e Juventus passaram a se revezar no camarote que é mantido pelo empresário Jorge Machado no campo do Grêmio para observar o atleta
5_O café da manhã
O ano de 2010 começou com um dilema para Mário: colocado por Silas na lateral direita, o garoto reiterava seu gosto pela zaga. O técnico resolveu apimentar da vez a discussão afirmando que Mário precisava tomar café da manhã. Ou seja, para encarar as disputas com os atacantes, seria necessário "dar uma encorpada".
"Ele pode brigar no miolo da zaga. Mas precisa de algumas coisas que ele ainda não tem para jogar ali. Uma delas é tomar café da manhã todo dia, coisa que ele não faz. É um menino, ele ainda não entendeu que para jogar à tarde não pode ficar da meia-noite até o meio-dia sem comer", Silas, em fevereiro de 2010
6_Ombro no caminho
Um novo obstáculo se colocou em frente a Mário. O ombro direito. O jogador tinha uma frouxidão ligamentar congênita nos dois ombros.
A solução foi uma cirurgia na metade de 2010 e de longa recuperação. Ainda machucou o tornozelo logo na partida que marcava seu retorno aos gramados. Voltou com força total apenas no ano seguinte.
"Tenho que correr atrás e recuperar o tempo perdido. Tive duas lesões, acabei ficando sem jogar um tempo, agora preciso entrar no ritmo", Mário Fernandes, em janeiro de 2011
7_Falta a treino e multa
Em abril de 2010, Mário Fernandes deu motivos para se pensar que repetiria o sumiço de 2009. Não apareceu num treino do Grêmio.
A justificativa: acabou não despertando e perdeu a hora. Acabou multado pela direção. Meses depois, em boa fase, recebeu elogios do então técnico Renato.
"Eu tive a idade dele, e fizeram isso comigo, e me ajudaram muito. Aprendi. Ele precisava tomar uma dura, que mexesse no bolso, para acordar. Ele melhorou, mudou a cabeça, tem se dedicado", Renato Portaluppi, em junho de 2011
8_Lateral e ponto
Para se livrar das polêmicas da era Silas, Renato deixou claro: Mário só na lateral. Segundo o técnico, problemas na bola aérea foram determinantes para a decisão. E, no fim, ela se mostrou acertadas. O garoto aproveitou a ausência de Gabriel por lesão e tomou conta da posição. Tanto que Renato procurou acomodar Gabriel no meio-campo, após a sua recuperação.
9_Roth chama de "craque"
Se com Renato Mário já ganhava destaque, chegou ao auge com Celso Roth. Colocou de vez o experiente Gabriel no banco, um dos maiores salários do grupo. Arrancou elogios do chefe, que chegou a chamá-lo de "craque". No início de setembro, a boa fase foi coroada com a primeira convocação à Seleção Brasileira para o confronto com a Argentina, pelo Superclássico das Américas.
Mário chegou a brincar com a sua "fuga" de 2009
após receber a convocação: "Não vou fugir da Seleção"
Clique e relembre a matéria
10_Mário renega Seleção
Depois de jogar bem e marcar um dos gols da vitória do Grêmio sobre o Avaí no último domingo, Mário Fernandes surpreendeu a todos. Conversou com Jorge Machado e avisou que não viajaria mais a Belém, onde encontraria a Seleção Brasileira para mais um confronto contra a Argentina.
Ouça a entrevista de Mário Fernandes
após o jogo contra o Avaí, mostrando
estar contente com a nova convocação"
Fiquei surpreso, evidentemente. Quando chegamos de Florianópolis estava tudo tranquilo", Paulo Pelaipe, diretor executivo do Grêmio, em setembro de 2011
Próximos jogos:
02/10 - Grêmio x Cruzeiro
05/10 - Grêmio x Santos
08/10 - Coritiba x Grêmio
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.