Notícias

Esportes  | 25/09/2011 17h59min

Grêmio sofre no fim, mas consegue vencer o Avaí na Ressacada

Mário Fernandes e Douglas marcaram para o Tricolor, enquanto Pedro Ken descontou

Tatiana Lopes  |  tatiana.lopes@rbsonline.com.br

Depois de muito sofrimento no fim do jogo, o Grêmio sai de Florianópolis com uma vitória por 2 a 1 sobre o Avaí, pela 26ª rodada do Brasileirão. No primeiro tempo, com domínio tricolor, Mário Fernandes surgiu como surpresa e abriu o placar. No segundo, Douglas ampliou. Para os donos da casa, Pedro Ken descontou.

Avaí de coração, o meia Marquinhos comemorou dentro de sua ex-casa os três pontos conquistados pelo clube que defende hoje.  

Mesmo com a vitória, o Grêmio segue na 13ª posição, agora com 33 pontos. Já o Avaí continua na zona de rebaixamento.

> Vídeo: veja os gols da partida
>
Lembre os principais lances do jogo no minuto a minuto
> As imagens de Avaí x Grêmio


Foto: Flávio Neves 

Jogo morno

De um lado, o Grêmio sem Saimon, lesionado, e com as voltas de Julio Cesar e Gilberto Silva ao time. De outro, o Avaí com dois estreantes: o lateral-esquerdo Fernandinho e o volante Júnior Urso. Nos primeiros minutos, o jogo foi morno, com muita marcação e poucos espaços para jogadas ofensivas. Quando eles foram encontrados, as melhores oportunidades foram dos gremistas.

A primeira chance tricolor foi com Marquinhos levantando a bola na área para André Lima. O centroavante tentou a conclusão, mas a bola bateu no marcador e saiu pela linha de fundo. A partir deste lance, o Grêmio teve três escanteios em sequência, mas não conseguiu aproveitar nenhum deles.

Assim era o jogo: com chances não aproveitadas pelas duas equipes. O Avaí chegou com menos perigo, mas também ameaçou o goleiro Victor. Aos 18, em um chute de Robinho, de fora da área, o goleiro gremista segurou. Pedro Ken tentou de longe, por cima do gol. Fernandinho entrou com a bola dominada na área, mas viu ela ser roubada por Marquinhos.

A melhor chance do Grêmio veio aos 24. Escudero cruzou da esquerda e encontrou André Lima bem colocado. O centroavante finalizou com um toque com o pé direito, mas Felipe conseguiu defender. Mas, aos 31, quem quase marcou foi o Avaí.

Em cobrança de falta pelo lado direito da área, Fernandinho cobrou bem e obrigou Victor a fazer uma defesa sensacional, tirando a bola com uma das mãos.


Mário Fernandes surge como surpresa

Pelo Grêmio, as principais jogadas ofensivas vinham sendo feitas pela esquerda, com Julio Cesar e Escudero. Mas a qualidade de Mário Fernandes, convocado por Mano Menezes pela segunda vez para a Seleção Brasileira na última semana, falou mais alto.

O primeiro tempo se encaminhava para o fim, com muitas chances desperdiçadas e um 0 a 0 que se ensaiava para encerrar os 45 minutos iniciais. Até que, aos 42, Marquinhos ganhou uma disputa no meio pela direita e lançou Mário. O lateral-direito escapou em velocidade sem tomar conhecimento da marcação, entrou na área e finalizou. A bola ainda tocou no goleiro e entrou.

Na comemoração, Marquinhos, torcedor do Avaí, comemorou muito com Mário em frente aos torcedores gremistas que estavam na Ressacada.

— Um belo gol para ajudar a equipe, que está bem. O placar é merecido — disse Mário na saída do campo para o intervalo.


Foto: Julio Cavalheiro



Douglas marca no início do segundo tempo

Pouco antes de fechar um minuto no cronômetro, o Grêmio fez seu segundo gol. Dando sequência à boa atuação do primeiro tempo, a equipe de Celso Roth, que voltou do intervalo com a mesma formação, escapou pela esquerda, em boa combinação de Julio Cesar com Escudero. O argentino recebeu na área e adiantou, mas a bola sobrou para Douglas, que empurrou para dentro do gol.

O técnico Toninho Cecílio, que mudou o Avaí no intervalo apostando em um time mais ofensivo, com Rafael Coelho no lugar de Batista, viu o adversário marcar logo no início da etapa complementar.

A equipe da casa se desorganizou após o segundo gol. Mas o Grêmio passou a administrar mais o jogo, com a vantagem no placar. Aos 11, os gremistas chegaram bem novamente, com Escudero lançando Julio Cesar. O lateral chutou para o gol e Felipe conseguiu espalmar para escanteio. Um minuto depois, foi a vez de Marquinhos finalizar de dentro da área, mas sem força, e o goleiro pegou sem dificuldades.


Avaí desconta

O Avaí se aproveitou que o Grêmio deu uma "descansada" no jogo e foi ao ataque. Aos 18, William recebeu na entrada da área e concluiu, mas Victor conseguiu afastar. Na sequência, Gian acertou uma cabeçada, que o goleiro gremista conseguiu defender.

E o que se anunciava aconteceu. O Grêmio freou e o Avaí cresceu. Aos 25, conseguiu descontar. Em cobrança de escanteio, Toninho Cecílio aproveitou para mexer duas vezes: saíram Arlan e Robinho e entraram Cleverson e Estrada. Depois da pausa, a equipe da casa balançou as redes.

No escanteio cobrado, Pedro Ken subiu mais alto que todo mundo na área e cabeceou consciente.

O gol sofrido fez Celso Roth fazer as primeiras substituições no Grêmio. Chamou logo Adilson e Brandão para as saídas de Marquinhos e André Lima. Aos 30, o centroavante que recém havia entrado teve chance na pequena área, mas não aproveitou. Julio Cesar lançou e ele chutou prensado no marcador.

Por mais que o Grêmio tivesse alguma chance ou outra, quem continuava melhor na segunda metade da etapa complementar era o Avaí. No entanto, o time da casa pecava nas finalizações.

Na bola parada e de fora da área, o Grêmio tentava chegar a mais um gol. Aos 39, Rochemback cobrou falta direto nas mãos do goleiro Felipe. Aos 41, Escudero arriscou de fora da área, mas a bola subiu e passou por cima do gol. O capitão tricolor tentou mais uma vez, minutos depois, mas errou.

No final, o Avaí voltou a assustar. De fora da área, Cleverson mandou a bomba, que passou perto do gol de Victor, mas foi para fora. Depois de quatro minutos de acréscimo, o juiz deu fim ao jogo.


Ficha do jogo
 
Avaí (1)
Felipe; Arlan (Cleverson), Gustavo Bastos, Gian e Fernandinho; Júnior Urso, Batista (Rafael  Coelho), Pedro Ken, Lincoln; Robinho (Estrada) e William.
Técnico: Toninho Cecílio.
 
Grêmio (2)
Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Rafael Marques e Julio Cesar; Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Marquinhos (Adilson), Douglas e Escudero (Bruno Collaço); André Lima (Brandão).
Técnico: Celso Roth.

Brasileirão 2011, 26ª rodada
Estádio:
Ressacada, em Florianópolis.
Horário: 16h.
Arbitragem: Paulo Cesar Oliveira-SP, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse-SP e Fabiano da Silva Ramires-ES.
Gols: Mário Fernandes e Douglas (Grêmio); Pedro Ken (Avaí).
Cartões amarelos: Gustavo Bastos e Estrada (Avaí); Gilberto Silva (Grêmio).




Próximos jogos:
02/10 - Grêmio x Cruzeiro
05/10 - Grêmio x Santos
08/10 - Coritiba x Grêmio






Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro




CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.