Esportes | 02/09/2011 21h30min
Tinga é um dos maiores nomes da história recente do Inter. O volante, que já havia participado no título da Libertadores em 2006, retornou ao Beira-Rio em meados do ano passado e ajudou na conquista do bi da América. No entanto, a segunda passagem do jogador vem sendo marcada por seguidas lesões. Desde que reestreou pelo clube, na vitória diante do Atlético-MG, em 21 de julho de 2010, esteve ausente em mais de quatro meses por problemas clínicos.
Ao todo, foram 126 dias que os técnicos colorados - Celso Roth, Paulo Roberto Falcão, Osmar Loss e Dorival Júnior - que passaram pelo clube e não puderam contar com o atleta. No momento, apresenta uma tendinite no posterior da rótula do joelho direito, sofrida no Gre-Nal do último domingo. Deve retornar em até duas semanas:
– Ele se submeterá a um tratamento. Depois, fará um reforço muscular e, posteriormente, um trabalho com o professor (Elio) Carravetta – afirmou o diretor médico colorado, Paulo Rabello.
Para o ex-responsável pela medicina do clube, Paulo Goldenfun, a sequência de lesões de Tinga não tem relação com a idade. Apesar de já estar com 33 anos, a causa dos problemas do volante é consequência da intensidade que atua nas partidas. Isso porque está nas duas áreas, seja para marcar - no campo de defesa - ou para armar e chutar a gol - no ataque:
– O Tinga é um atleta que tem um envolvimento muito grande dentro do campo, se doa muito e, assim, está mais sujeito a lesões.
Se os quatro meses parecem assustar, Goldenfun rechaça que o volante tenha recuperação lenta. Também não aceita que a demora seja reflexo do trabalho do departamento médico colorado, que ele classifica como “excelente”.
Em seu retorno ao Inter, Tinga disputou 47 das 80 partidas disputadas pelo clube, 58,7% do total. Marcou quatro gols.
Confira, abaixo, as lesões de Tinga e o período que ficou afastado do time:
Inter 1x0 Flamengo - Brasileirão 2010
Lesão: 25/07
Volta: 05/08
Período fora: 10 dias
Tinga sentiu dores musculares após a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo no Beira-Rio. Desfalcou o Inter no Gre-Nal 382, que teve empate em 0 a 0 no Beira-Rio. Voltou no jogo seguinte, a partida de volta diante do São Paulo pelas semifinais da Copa Libertadores, na derrota por 2 a 1, mas que rendeu vagas na final e no Mundial de Abu Dhabi. Acabou sendo expulso ao longo da partida.
Inter 3x2 Corinthians - Brasileirão 2010
Lesão: 26/09
Volta: 13/10
Período fora: 16 dias
Depois de marcar o segundo gol do Inter na vitória por 3 a 2 sobre o Corinthians no Beira-Rio, em uma partida eletrizante decidida nos minutos finais, Tinga deixou o campo. Os médicos diagnosticaram um estiramento na coxa direita. O volante retornou à equipe no intervalo da vitória por 1 a 0 sobre o Santos pelo Brasileirão.
Emelec 1x1 Inter - Libertadores 2011
Lesão: 16/02
Volta: 10/03
Período fora: 22 dias
A expectativa de Tinga era grande. Ele estrearia em sua terceira Libertadores pelo Inter, após ter sido campeão em 2006 e 2010. Mas o jogador não entrou em campo. Os médicos do Inter detectaram uma lesão no tendão de Aquiles e o vetaram. Ele voltou somente no mês seguinte, na vitória sobre o Ypiranga pelo Gauchão.
Jorge Wilstermann 1x4 Inter - Libertadores 2011
Lesão: 16/03
Volta: 24/04
Período fora: 38 dias
Seis dias depois de voltar, Tinga ficou novamente de fora do time. Foi durante a goleada fora de casa sobre o Jorge Wilstermann pela Libertadores. Ele deixou o campo no segundo tempo, reclamando de dores, quando foi substituído por Wilson Matias. O diagnóstico foi lesão muscular na coxa direita. Voltou mais de um mês depois. E em grande estilo: após a lambreta e o passe de Damião, marcou o gol que colocou o Inter na final do segundo turno do Gauchão.
Atlético-MG 0 x 4 Inter - Brasileirão 2011
Lesão: 30/06
Volta: 21/07
Período fora: 20 dias
Nem tudo foi festa depois da goleada por 4 a 0 aplicada pelo Inter em cima do Atlético-MG em Sete Lagoas. Durante o jogo, Tinga foi substituído por Bolatti. Ele sofreu dois entorses: um no tornozelo e outro no joelho esquerdo. Voltou durante a vitória por 3 a 1 sobre o Avaí em Florianópolis, também mais de um mês depois.
Grêmio 2x1 Inter - Brasileirão 2011
Lesão: 28/08
Período fora: 20 dias
Além da derrota para o maior rival, o Gre-Nal 388 reservou outra má notícia para os colorados: o meia Tinga sofreu durante a partida uma contusão no tendão patelar do joelho direito. Deve parar por 20 dias.
CLICESPORTES
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.