Esportes | 31/08/2011 14h19min
Se o futebol brasileiro está no topo da América em 2010 e 2011, é graças aos dois clubes que se encontram a partir das 21h50min (horário de Brasília) desta quarta no Beira-Rio, pela rodada de abertura do returno do Brasileirão. O Santos, atual campeão da Copa Libertadores, levará a campo seus astros Neymar e Paulo Henrique Ganso, enquanto o Inter, que levantou a taça mais cobiçada do continente no ano passado, chega com revelações mais recentes: Leandro Damião e Oscar.
Damião fará um duelo à parte com Borges. O primeiro é o artilheiro do Brasil em 2011, com 32 gols. Já o segundo é o goleador do Brasileirão, com 12.
O Inter terá o desfalque de um dos jogadores mais importantes da equipe: o meia D'Alessandro, que sofreu um estiramento muscular na coxa esquerda e ainda não sabe se poderá voltar no próximo domingo. Sem o maestro do meio-campo colorado, Andrezinho e Oscar serão os responsáveis pela criação. O técnico Dorival Júnior acredita que o herói do título mundial sub-20 da seleção brasileira terá uma alta no rendimento ao longo do Brasileirão.
— Ele ficou de 45 a 60 dias afastado e focado numa competição de tiro curto, com sete jogos, onde você vai até o limite, e de repente volta e joga uma decisão. É difícil para um ser humano — disse Dorival, que, apesar de tudo, confia no meia. — Acredito muito nele e sei que ele nos ajudará muito dentro desta competição.
Com a ausência do camisa 10, outro ídolo colorado volta ao time: o volante Guiñazu, que cumpriu suspensão automática no Gre-Nal deste domingo, bem como o lateral-direito Nei. O argentino compõe o setor defensivo com o garoto Elton, enquanto Bolatti segue na reserva, junto com Tinga e Glaydon. A única dúvida é no ataque. No último treino, Dellatorre foi o companheiro de Leandro Damião, mas Jô também pode aparecer na função. Ilsinho corre por uma vaga e, se entrar, o time muda do 4-4-2 para o 4-5-1.
Apesar de contar com os craques Neymar e Ganso, o Santos também tem desfalques. O zagueiro Edu Dracena foi suspenso nesta terça por ter xingado o árbitro Antônio Frederico Schneider durante a derrota em casa por 3 a 2 para o Coritiba. Bruno Aguiar deve ser o escolhido para compor a zaga ao lado de Durval.
O time alvinegro segue sem o volante Arouca e o meia Elano, ambos com edema no músculo posterior da coxa esquerda. O primeiro será substituído por Adriano. O segundo, por Danilo, campeão mundial sub-20 ao lado de Oscar, com Pará assumindo a lateral-direita.
Oitavo colocado com 27 pontos, o Inter segue na briga para entrar no G-4. Com a derrota no Gre-Nal, no entanto, a distância para o quarto colocado aumentou — o Vasco tem 35, oito a mais. O Santos, por sua vez, já está na Copa Libetadores e tem chances remotas de ser campeão — é o 14º, com 22. Mas joga para espantar de vez o fantasma do rebaixamento.
ESCALAÇÕES:
INTER
Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Élton, Guiñazu, Oscar e Andrezinho; Dellatorre (Jô, ou Ilsinho) e Leandro Damião.
Técnico: Dorival Júnior.
SANTOS
Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Henrique, Danilo e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges.
Técnico: Muricy Ramalho.
Estádio
Beira-Rio, em Porto Alegre.
Horário:
21h50min
Arbitragem
Arílson Bisto da Anunciação, auxiliado por José Dias da Hora e Luiz Carlos Silva (trio baiano).
Onde acompanhar
A Rádio Gaúcha abre a jornada às 21h. O canal PFC 6 transmite. A RBS TV exibe só para o Interior.
O que ele disse
"Não tínhamos como fazer uma cobrança excessiva em cima dos jogadores (depois do título da Recopa). Prefiro dizer que a responsabilidade pelo Gre-Nal foi minha. Temos que voltar ao campeonato. For isso que abordei. Para isso, temos que fazer um bom início de segundo turno." — Dorival Júnior
Dois dos melhores jogadores do ano, Neymar e Damião se enfrentam no Beira-Rio
Foto:
Montagem sobre fotos AFP e Diego Vara
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.