Notícias

 | 21/08/2011 17h57min

Rafael Marques é expulso, Grêmio leva gol no fim e perde para o Atlético-GO

Tricolor volta para Porto Alegre com duas derrotas na bagagem

Tatiana Lopes  |  tatiana.lopes@rbsonline.com.br

O Grêmio segurou o empate em 0 a 0 no Serra Dourada até o final do jogo, já com um jogador a menos - Rafael Marques foi expulso no segundo tempo -, e levou um gol do Atlético-GO aos 45 minutos da etapa complementar, saindo derrotado por 1 a 0 da partida válida pela 18ª rodada do Brasileirão. O gol da equipe da casa foi de Diogo Campos.

Até o final desta rodada, o Grêmio pode entrar na zona de rebaixamento, dependendo dos resultados paralelos. Por enquanto, segue em 15º lugar na tabela.

> Vídeo: Veja como foi o gol do jogo


Primeiro tempo

Com o time modificado em relação ao último jogo, o Grêmio entrou em campo para tentar a vitória sobre o Atlético-GO com Adilson no meio, pelo lado direito, com Gilberto Silva na primeira função, Rochemback pelo lado esquerdo e Douglas na armação. No ataque, Miralles e Brandão. Suspenso, Leandro ficou fora. André Lima, que para Celso Roth ainda está fora de ritmo após voltar de lesão, ficou no banco.

Bem diferente da rodada anterior, quando perdeu para o Ceará por 3 a 0, o Grêmio foi melhor no primeiro tempo. Teve mais posse de bola, trocou passes, chegou mais ao ataque, mas faltou objetividade.

O time tricolor ficou no “quase” algumas vezes. Douglas apareceu bem na ligação em diversos momentos, tanto servindo os companheiros como arriscando ao gol, por vezes para fora, e em uma tentativa do meia o goleiro Márcio segurou o chute que saiu um pouco fraco.

Brandão, com boa movimentação, ainda precisa de mais entrosamento. O centroavante participou de algumas jogadas de ataque, e aos 18 minutos, após bola ajeitada por Gilberto Silva, o camisa 9 mandou de primeira para o gol, mas o goleiro segurou.

Um minuto depois, um lance perigoso do Atlético-GO. A defesa tricolor “dormiu no ponto” quando Anselmo era lançado no ataque, e o goleiro Victor teve que abandonar a área para afastar com o pé.

Aos 31, novamente Anselmo complicou para o Grêmio, no contra-ataque. Em bola alçada na área, ele não conseguiu acertar a finalização. Aos 41, ele tentou de cabeça após cruzamento. Mas mandou por cima do gol.

Nos minutos finais, o Grêmio voltou a ameaçar. Aos 43, uma grande chance com Douglas, que teve visão de jogo e lançou Miralles livre pelo lado direito. O argentino recebeu, entrou na área, limpou do goleiro e concluiu. Mas a bola não entrou, passou ao lado da trave.

Em um dos últimos lances do primeiro tempo, o técnico Celso Roth perdeu um de seus jogadores para o Gre-Nal da próxima rodada. Adilson recebeu o terceiro amarelo e está fora do clássico.

Segundo tempo

As duas equipes voltaram ao campo sem alterações. O Atlético-GO, que viu o Grêmio superior durante a maior parte do primeiro tempo, tentou ser mais ousado na etapa complementar. Apertou a marcação e imprimiu velocidade nos lances ofensivos.

Em cruzamento do lado direito, Anselmo não conseguiu subir o suficiente para acertar o cabeceio, no primeiro minuto. Aos quatro, foi a vez de Thiaguinho, de fora da área, assustar o goleiro Victor, mas a bola passou ao lado do gol.

O Grêmio percebeu que o adversário voltou mais ligado e tentou frear o ritmo do time goiano. Aos seis, Collaço recebeu grande passe de Douglas na esquerda e cruzou. A bola passou por Miralles e Brandão também não conseguiu finalizar. A defesa do Atlético-GO se fechou bem.

A exemplo do primeiro tempo, o jogador que mais arriscou ao gol, de longe e mais próximo da área, foi Douglas. Bem no jogo, o camisa 10 do Grêmio tentou diversas vezes, mas não conseguiu balançar a rede. Aos sete, ele forçou Márcio a espalmar para escanteio, em uma defesa muito difícil pelo bom chute.

As primeiras substituições dos dois lados foram feitas logo após os 10 minutos. Hélio dos Anjos promoveu a troca de laterais: Rafael Cruz no lugar de Adriano. Celso Roth tirou Brandão em seguida para a entrada de André Lima. Um centroavante por outro.

E a cena que se repetiu a partir dos 20 minutos foi a seguinte: Atlético-GO propondo o jogo, enquanto o Grêmio tentava se aproveitar basicamente dos erros do adversário para dar o bote.

Aos 23, o Tricolor conseguiu uma boa jogada ofensiva. Miralles lançou André Lima do lado direito, mas a bola passou dele. O camisa 99 foi atrás, recuperou e tabelou com Rochemback. Na devolução do capitão, o centroavante chutou fraco e Márcio segurou.

A impressão que ficava era que, se o Grêmio apertasse um pouco mais, poderia finalmente abrir o placar. Mas quem ia para cima mais uma vez era o Atlético-GO, com Juninho, que alçou a bola na área. Victor estava vencido, e Vilson apareceu na hora certa para afastar.

Mas o Grêmio até que tentou. Aos 31, Miralles fez boa jogada saindo da marcação e chutou ao gol. Márcio rebateu e, na sobra, André Lima não conseguiu chegar a tempo para empurrar para as redes. O goleiro se recuperou e ficou com a bola.

E aí o pior aconteceu. Rafael Marques parou com falta o adversário que disparava ao ataque pelo meio. O juiz tirou o cartão vermelho do bolso e colocou o zagueiro para a rua. Com 32 minutos, o Grêmio ficava com um a menos e via suas chances diminuírem.
Roth teve que agir. Sacou Miralles para a entrada de Saimon. Equanto isso, Juninho ameaçava com um chute forte pela direita, que Victor colocou para escanteio.

No Atlético-GO, mais uma troca: Saiu Ernandes e entrou Adriano Pimenta. No Grêmio, Gabriel não aguentou os 90 minutos. Sentindo o desgaste em seu primeiro jogo após se recuperar da lesão no tornozelo, ele saiu e deu lugar a Lúcio. Com isso, Adilson foi para a lateral-direita, onde atuou improvisado nas duas rodadas anteriores.


No fim, o gol do Atlético-GO

O Grêmio se segurava como podia. Com poucos minutos para encerrar a partida, se preocupava em defender. Mas o Atlético-GO trabalhava para achar os espaços. E, com vantagem numérica em campo, achou.

Aos 45 minutos, Diogo Campos foi lançado na entrada da área, venceu Lúcio na velocidade e tocou na saída de Victor. O camisa 1 do Grêmio ficou sentado no chão enquanto a bola rolava para dentro do gol.

Nos poucos minutos que restaram, o Grêmio não conseguiu fazer mais nada. Depois de duas rodadas em sequência fora de casa, a equipe tricolor retorna para Porto Alegre com duas derrotas na bagagem. Para Ceará e, agora, para Atlético-GO.


Ficha do jogo:

Atlético-GO (1)
Márcio; Adriano (Rafael Cruz), Gilson, Ânderson e Thiago Feltri; Ernandes (Adriano Pimenta), Pituca, Bida e Thiaguinho (Diogo Campos); Juninho e Anselmo.
Técnico: Hélio dos Anjos.

Grêmio (0)
Victor; Gabriel (Lúcio), Vilson, Rafael Marques e Bruno Collaço; Gilberto Silva, Adilson, Fábio Rochemback e Douglas; Miralles (Saimon) e Brandão (André Lima).
Técnico: Celso Roth.

Brasileirão 2011, 19ª rodada
Estádio:
Serra Dourada, em Goiânia.
Horário: 16h.
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (Fifa/Paraná), auxiliado por Bruno Boschilia e José Amilton Pontarolo (ambos do Paraná).
Cartões amarelos: Gilson, Bida (Atlético-GO). Gilberto Silva, Adilson (Grêmio).
Cartão vermelho: Rafael Marques.
Gol: Diogo Campos, aos 45min do 2º tempo.

 


Próximos jogos:
28/08 - Grêmio x Inter
01/09 - Corinthians x Grêmio
04/09 - Grêmio x Atlético-PR







Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro




CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.