Notícias

Esportes  | 16/08/2011 07h10min

Quase 200 dias sem gols de falta: especialistas tentam explicar carência no Grêmio

Marquinhos voltou a marcar um gol de bola parada pelo Tricolor, coisa que não acontecia desde janeiro

Vinicius Rebello  |  vinicius.rebello@rbsonline.com.br

O gol de Marquinhos, marcado aos 45 minutos do primeiro tempo da partida de domingo, além de ter decretado a virada contra o Fluminense, no Olímpico, quebrou um tabu que já durava 196 dias no time do Grêmio. Desde o dia 30 de janeiro de 2011, o Tricolor não marcava em uma cobrança de falta direta. O último gol assim foi feito por Bruno Collaço, no Gre-Nal válido pelo primeiro turno do Gauchão, disputado em Rivera.

> Raio X dos reforços
> Celso Roth está satisfeito com grupo de jogadores do Grêmio, garante Odone

A fragilidade neste quesito também pode ser considerada um dos fatores que explicam a má campanha do Grêmio neste Brasileirão. Embora tenha marcado o único gol gremista, até o momento, em uma cobrança de falta, Marquinhos não é o jogador que mais trabalha este fundamento da equipe tricolor. Depois dos treinos, Fábio Rochemback, Douglas e Lúcio são os atletas que mais exercitam estes chutes.

– Todo o time que tem um grande batedor de faltas leva uma grande vantagem. Mas tudo depende de treino. A qualidade do atleta é sempre importante, mas se for preguiçoso não adianta nada – disse Branco, ex-lateral e um dos grandes batedores de falta do futebol brasileiro.

Quando era jogador do Grêmio, o meia Tcheco, hoje no Coritiba, já deu muitas alegrias aos torcedores em cobranças de bola parada. Atualmente, com dores no púbis, o jogador evita bater faltas. O ex-camisa 10 gremista aponta Fábio Rochemback e Douglas como grandes batedores na equipe tricolor. Para Tcheco, todo bom cobrador tem que saber observar o posicionamento do goleiro:

– A primeira coisa é olhar onde está o goleiro e também ter uma ideia de como está a visão dele. Dependendo de como estiver a confiança do jogador dentro da partida, ele bate forte ou arrisca colocada por cima da barreira – revelou Tcheco.

A fórmula de observar o posicionamento do goleiro antes da cobrança também era utilizada por Djalminha. O ex-jogador revelou que, se o goleiro se posicionasse bem atrás da barreira, o chute era desferido no próprio canto do arqueiro.

Foto: AFP

Djalminha entende que a bola parada tornou-se o principal meio das equipes chegarem ao gol adversário. Não só em cobranças direto para o gol, mas, principalmente, em bolas levantadas para dentro da área:

– Há uns anos atrás, você lutava para prosseguir na jogada. Não queria sofrer falta. Era muito mais vantajoso a bola seguir rolando. Hoje em dia, uma falta frontal no meio do campo, os jogadores colocam a bola na área. Isto é a prova de que o futebol brasileiro perdeu muito da qualidade que tinha – disse Djalminha.

O time do Grêmio, assim como a maioria dos clubes, utiliza muito esta arma, principalmente com Fábio Rochemback. Praticamente todas as faltas depois da linha do meio de campo, o camisa 5 gremista ergue a bola dentro da área adversária. Dos 16 gols marcados até o momento pelo clube gaúcho no Brasileirão, cinco foram marcados desta forma. Como usa bastante este tipo de jogada, o aproveitamento gremista também é baixo em lances como este.

– Todos os times estão se preparando muito nas bolas paradas. Hoje se coloca a bola na área nem pensando em fazer gol, mas sim para brigar pela segunda bola. Este fundamento faz muita diferença e precisa ser melhor aprimorado – disse Tcheco.

Foto: Valdir Friolin

Para o ex-capitão gremista, depois do gol de Marquinhos a tendência é que os jogadores do Grêmio ganhem confiança e consigam mais êxitos em cobranças de falta:

– Vai gerando uma expectativa nos jogadores, uma angustia de não fazer gols em cobranças de falta. Mas, depois que ele começa a sair, ou direto ou em cruzamentos de bola parada, a confiança aumenta e os gols acontecem com naturalidade – projeta Tcheco.

Contra o Ceará, na quarta-feira, Marquinhos deve voltar para o banco de reservas. Douglas deve reassumir a posição de armador e ser o principal responsável pelas cobranças de faltas da equipe. Suspenso, Fábio Rochemback é desfalque confirmado.

Outro que volta ao time é o zagueiro Rafael Marques. Presença importante também ofensivamente. Ele costuma marcar muitos gols de cabeça, principalmente depois de levantamentos em bolas paradas.

 

Próximos jogos:
17/08 - Ceará x Grêmio
21/08 - Atlético-GO x Grêmio
28/08 - Grêmio x Inter






Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro




CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.