Esportes | 14/08/2011 20h27min
Foi sofrido, suado, de virada. Enfim, um grande sufoco. Mas o Grêmio venceu o Fluminense por 2 a 1 na chuvosa e fria noite deste domingo no Olímpico, depois de cinco jogos sem conhecer os três pontos no Brasileirão. Melhor que isso: o time deixou a zona de rebaixamento, na qual havia ingressado no sábado, alojando-se na 14º colocação. Vaiado no começo, Marquinhos, o substituto de Douglas, foi alçado a herói ao marcar os dois gols, um deles de falta — proeza não vista no Olímpico desde janeiro. Victor novamente falhou, no gol inaugural de Fred.
Na sua quarta passagem pela Azenha, Celso Roth reencontrou a torcida com vitória, mas longe ainda da melhor atuação. Ainda falta muito para o "acabamento" da construção, como o próprio "engenheiro" Roth havia comparado em entrevista durante a semana. Em busca de mais solidez, o Grêmio enfrenta na próxima rodada o Ceará, no Presidente Vargas, às 19h30min da quarta-feira. E sem o capitão. Rochemback levou o terceiro cartão amarelo e será desfalque. No entanto, Rafael Marques e Douglas retornam.
Veja mais
> Confira como foi o minuto a minuto
> VÍDEO: os gols do jogo no Olímpico
> Clique para mais fotos da partida
> Ouça os gols de Grêmio 2x1 Flu
Marquinhos resolve... na bola parada
Após o empate sem gols com o Palmeiras no último sábado, Roth chegou ao estádio saudado pela torcida, mas sabia que um resultado negativo apagaria toda a cordialidade das arquibancadas. Questionado sobre o esquema tático, negou que usaria o 4-2-3-1.
— Jogaremos no 4-4-2 — prometeu.
Fred complicou a vida da zaga gremista
Foto: Fernando Gomes
Bastou a bola rolar para se notar o contrário. Leandro continuava alinhado com os meias Lúcio e Marquinhos. O garoto foi bastante acionado, mas, isolado, pouco produziu. Cometeu faltas em demasia e levou um cartão amarelo desnecessário. Poderia ser vaiado pela torcida. Mas os gremistas tinham outro alvo: o sempre controverso Marquinhos. Contratado no fim de maio, o meia, ex-Avaí, protagonizou mais polêmicas fora de campo do que brilho nos gramados. Ao ver uma equipe perdida e acéfala, os fãs não hesitaram: a culpa só pode ser de seu articulador. E Marquinhos começou a ser coberto de vaias com o passar do jogo.
Uma partida, aliás, modorrenta. De dar sono. Por ironia, o melhor lance por um bom tempo ficou a cargo de uma falta de Marquinhos, espalmada por Diego Cavalieri. Aos 25 minutos, Carlinhos levou vantagem sobre Adilson, improvisado na lateral direita, e cruzou. Victor falhou, saiu em branco e ofereceu a bola a Fred. Com o gol vazio, o atacante da Seleção abriu o placar. Nenhuma equipe jogava bem e produzia para vencer, mas o time de Abel Braga saía na frente.
Marquinhos marca dois e se redime com a torcida
Foto: Fernando Gomes
O Grêmio também não fazia por merecer o empate, mas empatou. Cinco minutos depois, Lúcio teve um instante de lucidez jamais visto no meio-campo gaúcho na partida. Com um passe preciso, deixou o vaiado Marquinhos em frente a Cavalieri: 1 a 1. O gol não melhorou o desempenho do Grêmio. O time seguia sem articulação e, por consequência, sem arremates. Mas, na bola parada, a improvável virada aconteceu.
Já passavam dos 45 minutos quando Leandro foi derrubado perto da área. Marquinhos enquadrou o corpo e colocou a bola sobre a barreira. Cavalieri se esticou, em vão. Ela caiu suave, no ângulo: golaço de falta, artigo raro no Olímpico. O Grêmio não marcava por meio desse fundamento desde 31 de janeiro, no Gre-Nal de Rivera, com Bruno Collaço. As vaias a Marquinhos se transformaram em palmas e gritos de gol. Mesmo com a virada, a torcida se acomodava para o intervalo ainda preocupada com a atuação nada convincente da equipe de Roth.
2º tempo de estreia e sufoco
E os torcedores pareciam estar com a razão. Vieram os 45 minutos finais e, com eles, a angústia. Abel colocou Martinuccio na vaga de Souza, mas quem seguiu assustando foi Fred. Em novo cabeceio, a bola passou perto do poste de Victor, aos 9 minutos. Roth, então, resolveu agir. Mexeu no inoperante ataque ao sacar André Lima e promover a estreia de Brandão, aos 15 minutos.
André Lima novamente jogou pouco
Foto: Fernando Gomes
Aos 18, Brandão teve a chance após bom passe de Leandro. Mas Cavalieri fechou bem o ângulo e levou o estreante ao erro na pequena área. Pouco tempo depois, o esforçado Leandro deixou o campo para a entrada de Miralles. Com a dupla de ataque renovada, o Grêmio começou a assustar mais. Aos 25, o argentino chutou forte para a defesa de Cavalieri. Na sequência, Brandão descolou bom cruzamento para Marquinhos, que só não marcou por causa da chegada providencial da zaga.
Se a produção ofensiva evoluiu, a defesa precisou segurar uma forte pressão carioca. Com sucessivos cruzamentos e cobranças de falta, o Fluminense causava calafrios na torcida gremista. Mas, desta vez, Victor não falhou, agarrou as investidas do time de Abel e devolveu o sorriso aos fãs. O Grêmio deixa o nefasto Z-4, volta a vencer depois de cinco jogos e começa a sonhar com voos mais ousados. Não foi com a melhor das atuações, mas é mais um tijolo na construção de Celso Roth.
> FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 1 FLUMINENSE
GRÊMIO: Victor, Adilson, Saimon, Vilson e Bruno Collaço; Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Marquinhos (William Magrão, 34'/2ºT) e Lúcio; Leandro (Mirales, 22'/2ºT) e André Lima (Brandão, 16'/2ºT). Técnico: Celso Roth.
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Mariano, Digão, Márcio Rosário e Carlinhos; Valencia, Fernando Bob, Souza (Martinuccio, intervalo) e Marquinho (Araújo, 23'/2ºT); Rafael Sobis (Rafael Moura, 37'/2ºT) e Fred. Técnico: Abel Braga.
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Data: 14/8/2011
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP), auxiliado por Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)
Cartões Amarelos: Adilson, (GRE), Brandão (GRE), Fábio Rochemback (GRE), Leandro (GRE) e Marquinhos (GRE); Digão (FLU), e Fernando Bob (FLU)
Gols: Fred, 24'/1ºT (0-1); Marquinhos, 30'/1ºT (1-1) e 45'/1ºT (2-1)
Próximos jogos
17/08 - Ceará x Grêmio
21/08 - Atlético-GO x Grêmio
28/08 - Grêmio x Inter
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.