Esportes | 04/08/2011 15h47min
Mais uma vez, ele está de volta. Anunciado oficialmente no início da tarde desta quinta-feira pelo Grêmio, Celso Roth retorna ao comando técnico do clube após se consagrar como campeão da Copa Libertadores da América em 2010 justamente pelo maior rival, o Inter. O treinador agora possui a missão de motivar a equipe tricolor na disputa do Brasileirão, onde conseguiu apenas uma vitória nos últimos 10 jogos.
>> Galeria: confira em imagens as passagens de Roth pelo Grêmio
>> ENQUETE: Você aprova a contratação de Roth?
Roth inicia sua quarta passagem pelo Grêmio
Montagem sobre fotos de Mauro Vieira, Tatiana Lopes e BD/ZH
O novo técnico tricolor será o terceiro da equipe nesta temporada e chega como substituto de Julinho Camargo, que foi demitido do clube após obter apenas uma vitória em 6 partidas, com um aproveitamento de 33,33%. Celso Roth é um velho conhecido dos torcedores gaúchos, chegando em sua sétima passagem pela dupla Gre-Nal: 4 vezes como técnico do Grêmio e 3 como técnico do Inter.
Leia mais:
>> Em sua apresentação, Roth diz que Grêmio precisa sempre mirar o título
>> Celso Roth é o novo técnico do Grêmio
>> GRÁFICO: A queda de Julinho Camargo em 10 momentos
>> De volta ao Grêmio, Paulo Paixão elogia Celso Roth
>> Paulo Paixão retorna ao Grêmio como preparador físico
Histórico de Roth
Depois de passar por times do Interior como Brasil-Pe, Esportivo de Bento Gonçalves e Caxias, ganhou a primeira chance na equipe profissional do Inter no final de 1996. O primeiro semestre do ano seguinte foi bastante positivo. Um título do Gauchão e boa campanha até a semifinal do Brasileirão. A histórica goleada sobre o Grêmio por 5 a 2 também marcou essa passagem.
No começo de 1998, a primeira demissão. Tentou a sorte no futebol do Nordeste, mas a distância do Rio Grande do Sul durou muito pouco. No mesmo ano, ganhou sua primeira oportunidade no Grêmio. No Brasileirão, tirou o time da zona de rebaixamento e levou até a fase final. Em 1999, a primeira demissão do Tricolor.
Roth chega ao Estádio Olímpico para sua apresentação
Foto: Lucas Uebel/Grêmio, Divulgação
Mas mesmo já contando com certa antipatia da torcida, no ano seguinte Roth já dirigia o clube da Azenha. Levou o clube até a semifinal do Brasileirão, mas não resistiu à eliminação para o São Caetano.
Roth tentou então o ingresso no eixo Rio-São Paulo. Passou pelo Santos e Palmeiras para depois retornar ao Beira-Rio, no segundo semestre de 2002. A personalidade forte e a pouca flexibilidade com a imprensa novamente causaram atritos com a torcida e Roth conviveu com a sua segunda demissão do Colorado. Saiu do clube em 2003 e passou a peregrinar por diversas grandes equipes do futebol brasileiro.
Esse foi o maior período de afastamente de Roth do futebol gaúcho. Só retornou em 2008 para dirigir o Grêmio. O desgaste ficou insustentável quando a equipe perdeu três Gre-Nais seguidos. O fato de o treinador priorizar a Libertadores em detrimento do Gauchão também irritou torcida e dirigentes. Mais uma demissão.
Jamais cotado para assumir a vaga deixada por Jorge Fossati, em 2010, Roth "furou a fila" e apareceu novamente no Beira-Rio. Acertou o time Colorado e ganhou o seu principal título: a Libertadores. Porém, em 2011, voltou a deixar de lado o campeonato local, contrariou a torcida em suas escalações e acabou dispensado pela direção do Inter.
Próximos jogos:
06/08 - Palmeiras x Grêmio
14/08 - Grêmio x Fluminense
17/08 - Ceará x Grêmio
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.