Notícias

Esportes  | 05/08/2011 07h10min

Roth no Grêmio: cinco motivos para acreditar e também para desconfiar

Com a saída de Julinho Camargo, o sempre contestado Celso Roth assume o desafio de tirar Tricolor da crise

Guilherme Becker  |  guilherme.becker@rbsonline.com.br

Em sua quarta passagem pelo Grêmio, Celso Roth chega ao clube com a missão de mudar os ânimos, os ares e, principalmente, o futebol e os resultados no Estádio Olímpico. Conhecidíssimo dos gaúchos, tem fama de teimoso, retranqueiro e pouco vitorioso. Pelo menos para os torcedores. Para os profissionais do futebol, ele é considerado um excelente treinador, além de já ter demonstrado em entrevistas mais informais — sem o calor pós-jogo e a tensão devido a resultados ou desempenhos — ser atencioso e de boa conversa.

>>> ENQUETE: Você aprova a contratação de Celso Roth pelo Grêmio?



Roth assume o Grêmio pela quarta vez em momento difícil
Foto: Emílio Pedroso



De qualquer forma, Celso Roth parece ter se transformado na válvula de escape perfeita para as crises da Dupla Gre-Nal. Também, para assumir a "bronca" em meio a alguma competição — caso do Inter campeão da Libertadores, em 2010, quando Roth passou a ser o técnico a partir das semifinais. Mais ou menos assim: se soou o alarme, se foi ligado o sinal de alerta, se tocou a sirene, no futebol gaúcho, contrato assinado com Roth.

>>> Galeria: confira em imagens as passagens de Roth pelo Grêmio

O novo comandante gremista tem mais 23 rodadas para tirar o Grêmio da incômoda 15ª posição — com apenas 14 pontos em 13 jogos, um aproveitamento de 36%. E da crise. Campeonato pela frente, tem. As chances de ir à Libertadores, portanto, existem, mas, atualmente, são menores que as de rebaixamento. 

Odone pede votos de confiança. Roth agradece ao torcedor pela nova oportunidade. O vencedor Paulo Paixão chega para a preparação física. Se por um lado o torcedor acredita, por outro, desconfia. Por isso, o clicEsportes enumera cinco razões para os gremistas acreditarem na reação e, ao mesmo tempo, desconfiarem de um futuro ainda mais sombrio. Confira:


Cinco razões para acreditar:

1- Injeção de ânimo
Depois das mudanças no departamento de futebol, o Grêmio aposta em uma reviravolta dentro de campo. Se Roth tem fama de perder fôlego ao longo das competições, Paulo Paixão é um vitorioso. Juntos, eles podem mudar a cara do time.

2- Roth ajeita a casa
Por mais contestado que seja, Celso Roth consegue fazer com que suas equipes saiam de situações complicadas. Pode não chegar ao título ou à Libertadores, mas tende a melhorar o Grêmio atual.

3- Arrancada
A renovação pode levar a uma sequência de vitórias que, automaticamente, pelo menos fará com que o Grêmio vença os adversários menos qualificados do campeonato. Com isso, irá pontuar e, no mínimo, sairá do rebaixamento. Desta forma, em breve, pode chegar a uma posição intermediária e, depois, cobiçar voos mais altos.

4- Nunca rebaixou time algum
Roth pode não ter fama de vencedor, mas jamais caiu com algum time para a segunda divisão. E o Grêmio, de fato, não tem time para cair. Apesar das deficiências principalmente no ataque e na defesa, os goleiros e os meio-campistas gremistas têm qualidade.

5- Fazer o meio-campo funcionar
Roth pode fazer com que o time renda o que ainda não rendeu em 2011. Pode, também, formatar um meio-campo que, no papel, é bom, e que tem Gilberto Silva, Rochemback e Douglas, com Adilson e Marquinhos como opções. Escudero pode, finalmente, virar um segundo atacante, bem aberto pelas pontas — principalmente pela esquerda.


Leia mais:
> Velho conhecido: Roth assume o Grêmio pela quarta vez para tentar salvar o clube da degola
> Celso Roth é o novo técnico do Grêmio
> GRÁFICO: A queda de Julinho Camargo em 10 momentos
> De volta ao Grêmio, Paulo Paixão elogia Celso Roth
> Roth chega, veste uniforme e comanda treino "pegado"


Cinco razões para desconfiar:

1- O final do campeonato
Celso Roth é conhecido por empolgar no início e perder o fôlego no fim. Com 23 rodadas pela frente, pode fazer com que o Grêmio chegue perto da zona de classificação para a Libertadores da América. Mas, no final, a vaga pode ficar pelo caminho. Como quase sempre, por detalhe. Devido a alguns jogos. Tropeços.

2- Falta grupo
Mesmo com a chegada de Celso Roth, o Grêmio pode continuar com problemas devido à falta de qualidade no grupo de jogadores. Basicamente, é a mesma dificuldade que Renato e Julinho já enfrentaram: olhar para o banco e não encontrar solução na reserva. Há clara ausência de laterais, zagueiros e atacantes.

3- O acúmulo de volantes e a retranca
Celso Roth é reconhecido admirador de sistemas defensivos (para não dizer "retranca" ou "volantes"), o que pode fazer do Grêmio um amontoado de jogadores que se resguardam e que não chegam ao ataque com consistência. Se ele escalar o time em um 4-5-1 ou em um 3-6-1, imagine a briga que André Lima, isolado, terá com os zagueiros, visto que o Grêmio tem apenas em Escudero a chance de alternar as posições de meia e atacante em um esquema assim.

4- A impaciência da torcida
Caso os resultados não apareçam logo, o Grêmio cairá na tabela. E entrará em campo constantemente pressionado pela torcida, pela crítica e também pela direção. Futebol é resultado.

5- Sempre tem a primeira vez
Se a campanha e o futebol gremistas não são dignos de rebaixamento, no momento eles estão próximos disso. Caso os resultados não apareçam logo, Celso Roth pode deixar o time em uma situação irreversível a partir do início do segundo turno — que começa em setembro. Com a saída dele, salve-se quem puder.


Próximos jogos:
06/08 - Palmeiras x Grêmio
14/08 - Grêmio x Fluminense
17/08 - Ceará x Grêmio


 

Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011





 

Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







 

Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro



 

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.