Esportes | 25/07/2011 23h36min
Na próxima temporada 2011/2012, o River Plate jogará a Série B argentina após ter sido rebaixado no final de junho. Mas, mesmo sem obter a vaga para a primeira divisão, poderá voltar à elite no campeonato 2012/2013. Os dirigentes do país decidiram na noite desta segunda-feira aumentar o número de participantes da competição, que hoje conta com 20 clubes e deverá passar a ter 38 (20 da elite, 16 da B Nacional, o campeão da Primeira B e o vencedor do Torneio Argentino A) com a fusão da primeira com a segunda divisão. Não deverá haver descenso nas duas divisões da temporada atual. Detalhes separam o anúncio oficial da virada de mesa.
Segundo o jornal Olé, as equipes serão divididas em dois grupos com 19 times e cada um deles jogará um tradicional ida e volta. Os cinco primeiros de cada grupo mais os nove melhores no geral jogarão a "Zona Campeonato", pelo título e pelas vagas nas copas Libertadores e Sul-Americana. Os 19 restantes integrarão a "Zona Competência" e competirão para não cair à segunda divisão. Ainda em estudo, há a chance de um dos clubes desta zona lutarem por um lugar na Copa Sul-Americana.
A proposta de mudança foi votada na Associação do Futebol Argentino (AFA) pela Assembleia Geral de Clubes. Dos votantes, 22 foram a favor do novo formato e quatro se abstiveram. Apenas Newell's Old Boys, All Boys, Racing e Vélez Sarsfield foram contrários.
Os 40 clubes seriam divididos em cinco grupos com oito equipes cada. Os quatro primeiros colocados de cada chave disputariam uma fase final com 20 participantes. Os quatro clubes com pior pontuação seriam rebaixados, dessa forma está decretado o fim do descenso por média de pontos na Argentina.
River deve voltar à elite argentina na temporada 2012/2013 devido à fusão
Foto:
Natacha Pisarenko
/
AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.