Notícias

Esportes  | 20/07/2011 23h50min

Marcelo Grohe pega pênalti e Grêmio empata sem gols com Figueirense fora de casa

Goleiro se destaca mais uma vez pelo Tricolor, em jogo que deve ser seu último como titular após volta de Victor

Tatiana Lopes  |  tatiana.lopes@rbsonline.com.br

Marcelo Grohe mais uma vez. Victor está de volta da Seleção Brasileira, mas o reserva vem sendo o principal destaque do Grêmio no Brasileirão. Contra o Figueirense, na noite desta quarta-feira, em Florianópolis, o goleiro salvou o Tricolor de uma derrota. Fez diversas defesas difíceis e ainda pegou um pênalti no final do jogo. Resultado: 0 a 0 e um ponto somado longe do Olímpico.

Com o empate, os times se mantêm nas mesmas posições: Figueirense em nono e Grêmio em 13º.

O Figueirense, melhor no jogo, falhou muito no ataque. E contou com uma muralha no gol adversário. O Grêmio, por sua vez, encontrou muitas dificuldades, principalmente na parte ofensiva. A compactação, sempre pedida por Julinho camargo, não foi vista.

— Marcelo! Marcelo! Marcelo! — gritou a torcida gremista, presente em peso no Orlando Scarpelli.

O técnico Julinho Camargo terá um problema - daqueles considerados bons pelos comandantes - para escalar o titular do gol contra o América-MG, na próxima quarta. Deve ser Victor, que completará seu jogo de número 200 com a camisa tricolor.


Marcelo é abraçado por Rafael Marques após defesa
Foto: Flávio Neves

 

> Confira como foi o jogo no minuto a minuto
> As imagens de Figueirense x Grêmio

 

Primeiro tempo

Com Bruno Collaço na lateral-esquerda – o técnico Julinho Camargo fez mistério entre ele e Lúcio – o Grêmio entrou em campo para tentar sua segunda vitória consecutiva. Já o Figueirense tinha a proposta de manter a invencibilidade em casa no Brasileirão.

E quem tomou a iniciativa nos primeiros minutos foi justamente a equipe catarinense. Com marcação adiantada e boa distribuição no campo, os jogadores do Figueirense complicaram a vida dos gremistas.

Logo no início, lance perigoso e cartões amarelos. Leandro e Túlio se enroscaram em uma dividida e a discussão começou, envolvendo mais jogadores. O juiz Diego Pombo não deixou barato e amarelou os dois.

Antes das advertências, Aloísio, atacante que se formou na base do Grêmio, passou com facilidade por Mário Fernandes e arriscou para o gol, aos três minutos. Mas a bola foi para fora. O Tricolor respondeu aos seis, com um chute fraco de Escudero de fora da área, que o goleiro Wilson segurou sem problemas.

O camisa 10 do Figueira, Fernandes, incomodou. Aos 12, ele assustou com um chute de fora da área, que passou perto do travessão. Aloísio também deu trabalho. Aos 16, ele fez uma boa jogada pela direita e passou para Fernandes concluir. Mas o Grêmio tem Marcelo Grohe em grande fase, e ele fez bela defesa.

O Grêmio tentou reagir. E passou a criar mais jogadas do meio para a frente. Duas vezes com Douglas, aos 20 e aos 21, o Tricolor teve boas chances. Primeiro, Gabriel levantou na área e o meia errou o chute. Estava na frente do goleiro. Depois, Leandro rolou a bola, o camisa 10 saiu da marcação e finalizou com força. Wilson fez boa defesa.

E estas foram as principais oportunidades do Grêmio. Com o recuo frequente dos atacantes para buscar jogadas e ajudar na marcação, o ataque foi praticamente nulo.

Aos 30, Marcelo Grohe foi novamente exigido. Aloísio mandou forte para o gol, da entrada da área, e o goleiro tricolor espalmou. Na sequência, aos 44, Wilson Pittoni cobrou falta direto no travessão.

Na volta do intervalo, o técnico Julinho Camargo fez uma observação:

— A gente teve dificuldade com o Fernandes, é importante que a gente ganhe mais no meio-de-campo para transição mais rápida com o ataque — disse.


Foto: Emerson Souza

 

Segundo tempo

As duas equipes voltaram sem modificações. As observações feitas por Julinho Camargo não foram percebidas no início do segundo tempo no time do Grêmio. O Figueirense começou tomando conta do jogo. Aos três minutos Aloísio cabeceou após cruzamento e Marcelo Grohe defendeu. Aos cinco, o goleiro se obrigou a fazer uma defesa complicada. Juninho arriscou de longe e Marcelo tirou com uma das mãos.

Prontamente Julinho Camargo chamou dois jogadores que estavam no aquecimento: Lúcio e Miralles. O primeiro entrou no lugar de Escudero, no meio. O argentino, irritado com a substituição, arremessou uma garrafa de água no banco de reservas. Seu compatriota entrou no lugar de Leandro.

No primeiro lance de Miralles, que recebeu uma bola pelo lado direito da área, ele driblou o marcador e chutou ao gol. Mas Wilson defendeu no meio. Mesmo com essa chance, quem continuava com a iniciativa era o Figueirense.

Aos 17, em um lance que poderia ter acordado o time tricolor, Mário Fernandes roubou uma bola na defesa e tabelou com Douglas. Na frente da área, o camisa 10 fez a assistência para o zagueiro, que completou para o gol. A bola passou muito perto, mas foi para fora.

O Figueirense retomou a posse de bola. Da beira do campo, o técnico Jorginho resolver mexer. Aloísio saiu machucado para a entrada de Wellington. Depois, Fernandes deu lugar a Elias.

Das arquibancadas, a torcida gremista cobrou Douglas diversas vezes, por erros de passes e domínio de bola. Enquanto isso, o Figueira seguia ameaçando. Marcelo Grohe fez nova grande defesa aos 21 minutos, em uma bomba de Bruno de fora da área.

No Figueira, Rhayner saiu para a entrada de Héber.

Aos 32, o Grêmio conseguiu um bom ataque. Gabriel fez o cruzamento para a área, e André Lima subiu. O centroavante só não contava com a antecipação de Wilson, que tirou a bola de cima de sua cabeça. Um minuto depois, nova chance: Miralles rolou para Douglas na área e ele demorou para finalizar. Perdeu a bola.

Julinho Camargo fez sua terceira substituição retirando Douglas e colocando Marquinhos na partida. Os torcedores do Figueirense vaiaram o ídolo do Avaí.

 

Marcelo Grohe salva

No final do jogo, Marcelo Grohe salvou o Grêmio. Aos 45 minutos passados, o goleiro defendeu um pênalti cobrado por Elias.

No lance de ataque do Figueirense, Gilberto Silva dividiu com um adversário, que caiu no gramado. A arbitragem prontamente apitou irregularidade. Os gremistas reclamaram. Mas não teve jeito.

Elias se posicionou. Correu e bateu. Mas Marcelo defendeu. Com a perna direita. E o juiz apitou o fim do jogo.

Ajoelhado, o reserva de Victor agradeceu pela boa fase que vive no Grêmio.

 

Ficha do Jogo

Brasileirão 2011, 10ª rodada
Horário:
21h50min.
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Arbitragem: Diego Pombo Lopez, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia e Gilson Bento Coutinho.
Cartões amarelos: Túlio, Edson Silva, Elias (Figueirense); Leandro, Gabriel, Bruno Collaço, Gilberto Silva (Grêmio).


Figueirense (0)
Wilson; Bruno, Edson Silva, João Paulo e Juninho; Túlio, Pittoni, Maicon e Fernandes (Elias); Aloísio (Wellington) e Rhayner (Heber).
Técnico: Jorginho.

Grêmio (0)
Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Bruno Collaço; Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Douglas (Marquinhos), Leandro (Miralles) e Escudero (Lúcio); André Lima.
Técnico: Julinho Camargo.

Confira os demais resultados da rodada:

Palmeiras 0 x 0 Flamengo
  
Botafogo 0 x 2 Corinthians






Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro



CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.