Notícias

Esportes  | 21/07/2011 09h11min

Experiente com apenas 24 anos, Jô chega para fazer sombra a Damião

Atacante assinou contrato de quatro anos com o Inter

Novo reforço colorado, Jô será uma das alternativas para o ataque no decorrer do Brasileirão. Apesar de ter apenas 24 anos, o jogador já defendeu cinco clubes e permaneceu cinco anos e meio no futebol europeu. Revelado pelo Corinthians, acumula em seu currículo passagens pela Seleção Brasileira principal e conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim. Seu primeiro gol na carreira ocorreu justamente contra o novo time. No dia 24 de agosto de 2003, marcou o terceiro na vitória do Corinthians por 3 a 1 no Pacaembu.

Com poucas opções no ataque após as saídas de Cavenaghi e Rafael Sobis, Jô vem para disputar uma posição no setor ofensivo com Leandro Damião, artilheiro colorado na temporada com 24 gols em 31 jogos, e Zé Roberto. Canhoto, tem 1,89m. Apesar do tamanho, não joga apenas dentro da área. Tem facilidade para chutar com as duas pernas e servir os companheiros.

Jô estreou em 2003. Aos 16 anos, fez seu primeiro jogo pelo Timão, entrando para a história do clube como o mais novo atleta a atuar pela categoria profissional. Em 2005, ajudou o clube paulista a conquistar o Campeonato Brasileiro. Quando defendia a equipe do Parque São Jorge, tinha como torcedor Damião, que admitiu ser corintiano.

Em 2006, foi vendido para o CSKA. No futebol russo, se destacou. Em 92 jogos, marcou 46 gols, conquistando o Campeonato Russo, na primeira temporada, e a Copa da Rússia, em 2007 e 2008.

O ano de 2008 ainda reservou as duas convocações para a Seleção Brasileira principal e para a disputa das Olimpíadas de Pequim, ambas comandadas por Dunga. Nos Jogos Olímpicos, marcou dois gols na campanha que culminou com a medalha de bronze.

O sucesso no futebol russo atraiu o Manchester City. O clube inglês pagou 18 milhões de euros pelos direitos do atacante. Após um início positivo, acabou, porém, perdendo espaço. Sua passagem ainda foi marcada por problemas disciplinares:

— Jô foi um pedido do (técnico) Sven Goran Eriksson. Quando Mark Hughes assumiu o City (2008/2009), ele teve problemas com Robinho, Elano e o Jô. Ele teve alguns casos de indisciplina, quando, inclusive, foi multado por ir a uma boate enquanto estava doente (com amigdalite) — afirmou Chris Wheeler, jornalista do Daily Mail.

O City acabou emprestando-o para o Everton, também da Inglaterra. Em 36 partidas, fez sete gols. Mais uma vez, problemas fora de campo o prejudicaram. De acordo com Wheeler, Jô não compareceu a um treinamento, o que abreviou sua passagem pelo clube.

Na temporada 2009/2010, foi emprestado para o Galatasaray, da Turquia. Mais uma passagem discreta. Foram apenas três gols em 15 partidas, retornando em meados de 2010 para o City.

Na carreira, Jô disputou 300 partidas pelos clubes que defendeu, marcando 84 gols. O atacante, que assinou contrato de quatro anos com o Inter, será apresentado nesta sexta-feira, às 17h30min, na Sala de Conferências do Beira-Rio.

 

Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011







Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro







CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.