Notícias

Esportes  | 19/07/2011 08h40min

Dois técnicos demitidos, um título e uma eliminação: os sete meses de Luigi no Inter

Início do período como mandatário do clube é marcado por turbulências

Com a missão de conquistar o tri da Libertadores e recolocar o time na principal competição do mundo no final do ano, Giovanni Luigi tomou posse no cargo de presidente do Inter no dia 3 de janeiro de 2011. O dirigente assumiu após o terceiro lugar no Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes, objetivando deixar a fase ruim do Colorado no passado. Sete meses depois, no entanto, o início do primeiro ano de mandato é marcado pela demissão do segundo comandante e as saídas de Aod Cunha — após pouco mais de quatro meses —, Newton Drummond, a demissão de Roberto Siegmann e apenas o título do Gauchão.

>>> A trajetória de Falcão
>>> Os números de Falcão
>>> Paulo Roberto Falcão e Roberto Siegmann deixam o Inter
>>> GRÁFICO: 10 momentos de Falcão no Inter
>>> A trajetória de Siegmann

A seguir, o clicEsportes traça o roteiro desses primeiros sete meses de Luigi na presidência do Inter:

A contratação de Aod Cunha para CEO
Uma das primeiras ações de Luigi no Inter foi a contratação de Aod Cunha como executivo-chefe (CEO). O ex-secretário da Fazenda no governo Yeda Crusius tinha a missão de profissionalizar o clube e readequar a instituição à nova situação econômica.

Foto: Lucas Uebel, Vipcomm


Demissão de Celso Roth
Mesmo após o fracasso no Mundial, Celso Roth foi mantido como técnico do Inter. O treinador era visto com rejeição pela torcida. Após a derrota para o Jaguares por 1 a 0, no México, pela Libertadores, a direção tomou a decisão da mudança no comando.

Foto: Diego Vara

.
Chegada de Falcão
Para a troca do comando, o Inter resolveu apostar. O clube trouxe o maior ídolo da sua história, Paulo Roberto Falcão, para ser o treinador. O novo técnico assinou contrato até o final de 2012.

Foto: Mauro Ribeiro


O início do trabalho de Falcão
Logo no segundo jogo, na vitória do Inter por 2 a 0 sobre o Emelec, no Beira-Rio, Luigi demonstrou muita satisfação com o trabalho de Falcão. Após o triunfo, o mandatário colorado não teve dúvidas ao creditar os méritos para o então técnico.

Eliminação da Libertadores
Apesar de já ter trocado de técnico na temporada, a primeira grande frustração colorada em 2011 ocorreu no dia 4 de maio. Em pleno Beira-Rio, o Inter perdeu, de virada, por 2 a 1, para o Peñarol, e foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores. O sonho do tri da América acabava precocemente.

O fracasso da ideia do CEO
A empreitada de Aod Cunha no Inter durou quatro meses. No dia 10 de maio, o clube emitiu um comunicado anunciando a saída do cargo.

Título do Gauchão
O primeiro título de Luigi como presidente do Inter veio no dia 15 de maio. Após perder por 3 a 2 na primeira partida da decisão, o time devolveu os 3 a 2 no Grêmio. Na decisão por pênaltis, vitória por 5 a 4 e taça no Beira-Rio.

Foto: Jefferson Bottega


Feliz com a conquista, o dirigente colorado afirmou que o título daria mais tranquilidade para a comissão técnica trabalhar.

Pedido de contratações
O início do Brasileiro turbulento fez Falcão pedir reforços. Após a derrota por 1 a 0 para o Ceará no Beira-Rio, o técnico solicitou contratações para ter chances de disputar o título do Brasileirão e quebrar um jejum de quase 32 anos do clube sem a principal competição nacional. O então técnico citou seis clubes que teriam elenco mais qualificado que o Inter: Cruzeiro, Fluminense, Flamengo, Santos, São Paulo e Corinthians.

Declarações de Siegmann
Com pouco mais de dois meses no cargo, o trabalho de Falcão já sofria contestações. O então vice de futebol, Roberto Siegmann, saiu em defesa do comandante. O dirigente bancou a permanência do treinador no cargo e declarou que pessoas de dentro do clube passavam informações inverídicas sobre o descontentamento dos jogadores e o trabalho do treinador.

 

Foto: Diego Guichard


No dia seguinte, Luigi pediu o fim das discussões entre dirigentes e conselheiros colorados nos veículos de imprensa. O presidente solicitou que os assuntos do clube fossem debatidos internamente.

Newton Drummond deixa o Inter
Após a saída de Aod Cunha, outro dirigente deixou o clube. O diretor-executivo Newton Drummond, o Chumbinho saiu do Inter no dia 15 de junho. A explicação foi que o "prazo no Beira-Rio havia sido cumprido".

Luigi banca a permanência de Falcão
O presidente colorado, no dia de 16 de junho, garantiu a sequência do trabalho de Falcão independentemente do resultado da partida contra o Coritiba, que seria disputada no final de semana:

— Ele está garantido, independentemente do resultado de domingo. Analisamos o trabalho como um todo.

Assédio a Leandro Damião
Leandro Damião é o destaque do Inter em 2011. O centroavante já marcou 24 gols em 31 jogos. O sucesso do centroavante fez os clubes europeus seguirem de perto os passos do camisa 9. Desde janeiro, entre sondagens e propostas, pelo menos 11 clubes já demonstraram interesse no atleta. Para se desfazer do goleador, a direção espera receber, no mínimo, 15 milhões de euros. O Inter está acertado com o atleta para prorrogar o vínculo até julho de 2016. No entanto, o presidente afirmou que, devido à delicada situação financeira, fará o clube vender um atleta para poder terminar o ano com mais tranquilidade.


Foto: Diego Vara


Terceira derrota e a saída de Siegmann e Falcão
A paciência de Luigi encerrou com a terceira derrota consecutiva no Brasileirão. Os 3 a 0 para o São Paulo em pleno Beira-Rio finalizaram a trajetória do vice de futebol, Roberto Siegmann, e do técnico Paulo Roberto Falcão. Nesta segunda-feira, o Inter anunciou a saída dos dois integrantes do clube, afirmando que era o momento de realizar "a mudança".


GRÁFICO: as declarações de Luigi, Siegmann e Falcão


Foto: Arte/clicEsportes



Próximos jogos:
21/07 - Avaí x Inter
31/07 - Inter x Atlético-GO
04/08 - Fluminense x Inter

 


 

Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro



CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.