Esportes | 17/07/2011 17h37min
A última visita do Grêmio ao Orlando Scarpelli não foi uma passagem qualquer. No dia 24 de julho de 2008, os comandados de Celso Roth aplicaram 7 a 1 nos catarinenses. Foi uma vitória cheia de significados. Além de se tornar o placar mais elástico da história do clube em campeonatos brasileiros, elevou o Grêmio à liderança do Brasileirão — posição sustentada por mais 12 rodadas seguidas. A façanha chamou a atenção inclusive de jogadores de outros clubes. Zagueiro do Goiás naquele ano, Rafael Marques ligou para o então gremista Reinaldo, autor de três gols, assim que acabou a partida. Na próxima quarta-feira, será a vez de o zagueiro tentar repetir a história com a camisa do Grêmio.
Três anos depois, Rafael Marques se lembra da partida com detalhes, como se estivesse em campo. Segundo o zagueiro, um dos trunfos do Grêmio foi entrar no intervalo com a vantagem de 2 a 1. Assim, jogou nos erros do adversário na etapa final, aproveitando-se dos erros e dos contragolpes.
— O Reinaldo mesmo falou que o que aconteceu ali foi coisa atípica no futebol — lembra Rafael Marques.
De saída do Fluminense rumo ao Panathinaikos em agosto de 2008, o lateral Gabriel não tem lembranças tão vívidas como seu atual colega de zaga. Mas concorda com Marques e Reinaldo: foi uma situação isolada e que não deve interferir no reencontro dos clubes no Scarpelli. A goleada foi histórica, sim, mas não deve servir como motivação para quarta-feira.
— São realidade diferentes — argumenta Gabriel.
Pelos lados de Florianópolis, há apenas uma certeza: goleada igual não deve se repetir. Isso porque Jorginho não cometerá o mesmo erro de PC Gusmão, técnico de 2008, que adiantou o time em demasia.
— Aquilo (os 7 a 1) foi um acidente. Agora, o Figueirense é uma equipe bem arrumada, com boa defesa. O Grêmio pode até vencer, mas será bem complicado — afirma Roberto Alves, comentarista da rádio CBN de Santa Catarina.
— O Figueirense está com time forte. Voltou muito bem da segunda divisão — reforça Gabriel.
O Figueirense ocupa a oitava colocação, com 14 pontos, e já chegou a frequentar o G-4 nas primeiras rodadas.
> Os sete gols de 2008:
1º tempo
17 min - Perea cabeceia, a bola bate no goleiro e entra
28 min - Tcheco bate escanteio e Perea escora
2º tempo
7 min - Theco cruza e Marcel cabeceia no canto esquerdo
22 min - Perea domina fora da área, gira e executa
24min - Reinaldo (foto) recebe livre toca por cima do goleiro
35min - Makelelê cruza rasteiro e Reinaldo completa
38min - Perea toca para Reinaldo, que desloca o goleiro
> Relembre os times:
FIGUEIRENSE
Wilson, Anderson Luís (Wellington Amorim), Asprilla, Bruno Aguiar e Leandro Soares; Diogo (Ramón), Magal (Leandro Carvalho), Marquinho e Cleiton Xavier; Tadeu e Rafael Coelho. Técnico: PC Gusmão
GRÊMIO
Victor; Jean, Pereira e William Thiego (Makelelê); Paulo Sérgio (Bruno Teles), William Magrão, Rafael Carioca, Tcheco e Anderson Pico; Perea e Marcel (Reinaldo)
Técnico: Celso Roth
Próximos jogos
20/07 - Figueirense x Grêmio
27/07 - Grêmio x América-MG
30/07 - Flamengo x Grêmio
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Depois de nove rodadas sem marcar, Perea desencantou e fez três gols
Foto:
Flávio Neves
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.